AVALIAÇÃO DAS AULAS REMOTAS NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NAS DISCIPLINAS DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA, ECONOMIA AGRÍCOLA E INFORMÁTICA NA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Autores

  • Francisco Adriano Martins de Sousa Neto
  • João Batista Sousa da Silva, José Gabriel de Araújo Nascimento, Thiago Souza Dreksler
  • Fernando Daniel de Oliveira Mayorga

Resumo

A monitoria fornece ao monitor conhecimento e vivência da rotina de aula acadêmica. Inserido nesse contexto, faz parte da obrigação do monitor contribuir com a disciplina a fim de melhorar a aprendizagem, esclarecimentos, resoluções da disciplina e auxilio ao professor. Dito isto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos das disciplinas de Introdução à Economia, Economia Agrícola e Informática da Saúde no período de 2021.1 do Campus da UFC em Sobral, em meio as demandas por aulas remotas meio a pandemia de Covid-19. A princípio coletamos dados por meio de questionário (Google Forms), contendo perguntas objetivas a fim de embasar nossa análise. Dos dados coletados indicam uma participação de 68 alunos no total. Desse total, 39,7% são do curso de Introdução à Economia, 32,4% do curso de Economia Agrícola e 27,9% do curso de Informática na Saúde no período de 2021.1. Cerca de 91,2% dos alunos afirmou ter Wifi residencial como principal fonte de internet para as aulas remotas, porém apenas 60,3% avaliaram suas conexões como boa ou ótima para tal fim. Entre os principais problemas para as atividades remotas foram apontadas em 16,2% das respostas a falta de um ambiente propício, 14,7% a desmotivação, 17,6% a falta de convívio social com colegas e 2,9% a falta de interação com o professor. No geral 94,1% dos alunos avaliaram como satisfatório a modalidade remota aplicada. Analisando de forma ampla os resultados e médias superiores a 80% de aprovação na aplicação das aulas, cronograma, plataforma utilizada, entre outros concluímos que a forma remota alcançou seu objetivo proporcionando progresso do curso e motivando o conhecimento no meio acadêmico. Com essa pesquisa não se pretende incutir mudança permanente da modalidade remota pela tradicional, mas sim potencializar o ensino emergencial que nessa disciplina foi amplamente satisfatória para os alunos, com altos índices de aprovação, dando margem para melhorias em ocasiões futuras da nossa sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência