AVALIAÇÃO DAS NOVAS ABORDAGENS DE METODOLOGIAS EMPREGADAS NA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA, VIA ENSINO À DISTÂNCIA, PELA ÓTICA DOS MONITORES

Autores

  • Ramon Viana Filho
  • Letícia Medeiros Paiva de Andrade
  • José Roberto Viana Silva

Resumo

Em decorrência da adoção do EAD como a principal via de ensino para o desenvolvimento da disciplina de Histologia e Embriologia do Curso de Odontologia UFC Campus Sobral, fez-se necessária a adoção de novas metodologias que suprissem as limitações do ambiente virtual e que favorecessem o aprendizado dos alunos em meio a este novo formato pedagógico. Dessa forma, esse estudo de caso visou à realização de uma avaliação, do ponto de vista dos monitores, da eficiência dos mecanismos de aprendizado implementados no ensino remoto, com o intuito de aperfeiçoar ainda mais a didática da disciplina e diminuir os danos causados pela carência do ensino presencial. Assim, foi importante analisar a disciplina de forma geral, visto que ela é composta por uma carga teórica e prática, e que está presente nos dois primeiros semestres iniciais do curso, para que, desta maneira, pudessem ser estabelecidos formatos de avaliação mais condizentes com a realidade dos estudantes recém-ingressos. Dada a essa condição, o Atlas Digital Histológico foi inserido como uma ferramenta interativa e ilustrada com a finalidade de tentar preservar o ensino didático e o formato original das aulas práticas presenciais, sendo associado a ele, o Caderno de Atividades Práticas do Aluno, material padronizado para a confecção de desenhos histológicos pelos discentes, e, sua posterior avaliação pelos monitores e professores da disciplina. É de extrema relevância salientar que essa metodologia necessitou de uma calibração entre alunos, professores e monitores em relação ao método de ensino em EAD, dadas as adversidades pessoais de cada estudante em aderir e aprimorar seus conhecimentos, não somente acadêmicos, mas também tecnológicos. Portanto, é fundamental a constante renovação dos critérios de análise do comportamento acadêmico estudantil, detectando as suas dificuldades e as suas facilidades e, consequentemente, estabelecendo uma projeto de ensino-aprendizado ainda mais efetivo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência