AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO DISCOVERY LEARNING UTILIZANDO A DESCOBERTA GUIADA, NA MONITORIA DE IMUNOLOGIA BÁSICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O modelo da aprendizagem por descoberta associado à descoberta guiada propõe interligar o componente construtivista do primeiro à capacidade discussivo-integrativa do segundo, propiciando o aprendizado efetivo do tema em estudo. Nesse contexto foi realizada a monitoria de Imunologia Básica, com a discussão de situações clínicas às quais os estudantes associaram o conhecimento sobre a imunofisiopatologia das doenças e o aprendizado de suas respectivas manifestações clínicas. OBJETIVOS: Avaliar o impacto da aplicação do método discovery leaning utilizando a descoberta guiada na monitoria de Imunologia Básica aos acadêmicos do 3º semestre. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas de múltipla escolha, na plataforma virtual Google Forms®, a 38 alunos matriculados no 3º semestre no curso de Medicina-UFC, Campus Sobral, no período letivo 2021.1. RESULTADOS: Na amostra analisada, 78,9% dos discentes avaliaram como “muito satisfatória” a execução do método usado na monitoria de Imunologia e 21,1% avaliaram como “satisfatória”. Quando questionados se a metodologia adotada interfere no entendimento acerca do conteúdo, 89,5% referiu que “sim”, enquanto 10,5% referiu que interfere “parcialmente”. Sobre a participação do monitor no método da descoberta guiada, 94,7% dos alunos afirmou ser “muito importante” e 5,3% referiu ser “parcialmente importante”. Sobre a interdisciplinaridade com temas da Microbiologia e a discussão da imunopatologia, 78,9% afirmaram ter sido “muito satisfatória”, enquanto 18,5% classificaram como “satisfatória” e 2,6% como “insatisfatória”. CONCLUSÃO: Nessa perspectiva, a aplicação do método discovery learning junto à descoberta guiada na monitoria de Imunologia é bem avaliada pelos estudantes, mostrando-se aliada potencial no desenvolvimento de habilidades relacionadas à interdisciplinaridade, à autonomia na compreensão da imunofisiopatologia e na interação entre discentes e aluno-monitor na discussão das temáticas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.