AVALIAÇÃO SOBRE A CORRELAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS COM A PRÁTICA SEMIOLÓGICA E A PARTICIPAÇÃO DOS MONITORES DA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Francisca Marina Martins Torres Magalhães
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: O estudo clínico de Semiologia baseado em casos (Case-Based Clinical Reasoning ou CBCR), implantado na disciplina de Semiologia Médica durante a pandemia do novo coronavírus, tornou-se um método de valiosa importância para o exercício e desenvolvimento do raciocínio clínico dos estudantes. Apesar de se desenvolver remotamente, contribui também para a prática clínica, além de ser uma fonte de aprendizado e aprofundamento para os monitores da disciplina. Objetivo: Avaliar o aproveitamento dos estudantes e sua capacidade de correlacionar os casos clínicos semanais com as atividades práticas e explorar a opinião destes sobre a participação dos monitores na discussão. Metodologia: Estudo tipo survey, com aplicação de questionário online pela plataforma Google Forms® para um estudo quantitativo a alunos (n=10) que cursaram o quarto período do curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral durante o semestre 2021.1. Resultados: Sobre a capacidade dos alunos de correlacionar os casos com a prática, 40% destes concordam totalmente que o CBCR foi importante para melhor entendimento da prática, enquanto 20% concordam parcialmente. 20% dos participantes consideram a participação dos monitores como excelente para sanar as dúvidas. No entanto, 60% dos alunos consideraram repetitiva, porém útil. Durante a apresentação dos monitores no CBCR, há assimilação de conteúdos que o participante não conseguiu estudar durante a semana para 60% dos estudantes. Por fim, 40% dos participantes classificam sua evolução do raciocínio clínico durante o semestre como excelente, enquanto 20% referem ter dificuldade para acompanhar os casos, porém concordam que há evolução a cada semana. Conclusão: Com isso, nota-se a importância do estudo clínico baseado em casos para o aprimoramento do raciocínio clínico e a correlação teórico-prática com as atividades presenciais de anamnese e exame físico no ambiente hospitalar e nas monitorias nos laboratórios de habilidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência