Abordagem utilizada na melhoria do aprendizado de Programação Computacional no curso de Engenharia da Computação

Autores

  • Alanna Maria Machado Alves Paiva
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Resumo

Com a dificuldade no ensino online, na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de programação computacional e no alto índice de reprovações, introduziram-se abordagens de estudo com a linguagem de programação C, que consiste em monitorias semanais, de modo que os alunos consigam absorver melhor o conteúdo e aplicá-los de forma autônoma. Por mais que os conteúdos tratados na disciplina sejam altamente importantes para a formação do aluno, no período de pandemia os desafios de ensinar e aprender ficaram cada vez mais complexos, considerando que o aluno ingressante no curso não consegue entender e abstrair a lógica dos problemas e transformá-los num código. As aulas de monitoria ocorrem uma ou duas vezes por semana via Google Meet. Os conteúdos introdutórios, como lógica de programação, são essenciais para que o aluno consiga entender os passos da resolução de um problema. E para conseguir manter a atenção do aluno, necessita-se de uma abordagem mais dinâmica e motivadora. Durante as aulas, é explicado o porquê é preciso entender isso e como aplicar nos problemas do seu cotidiano, demonstrando uma sequência de passos para se executar uma função, tais como: o passo a passo para consertar uma lâmpada; fazer alguma receita de bolo. Assim, incentivando o aluno a compreender o enunciado dos problemas, entender a lógica e obter soluções antes de iniciar em programação. Ao iniciar o conteúdo programático da linguagem C, é abordado nas aulas síncronas a teoria, utilizando slides com tópicos e resumo do conteúdo. E a prática utilizando a ferramenta gráfica computacional DevC++ para demonstrar e executar os códigos, o que acaba despertando maior interesse do aluno, do que apenas utilizar lápis e papel. Também é disponibilizado uma lista de exercícios com diversos problemas de lógica de programação, para solucionar, treinar e fixar o que foi abordado. Além dos grupos criados, nos quais os alunos podem tirar dúvidas e estudar em conjunto buscando as soluções dos problemas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência