Análise do uso de manequins e simuladores para treinamento de habilidades médicas durante monitorias de ginecologia e obstetrícia do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Isabela de Paula Nóbrega
  • Paula Fernanda Patriolina Teixeira de Oliveira
  • José Juvenal Linhares

Resumo

Introdução: A monitoria de ginecologia e obstetrícia do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará objetiva desenvolver atividades que auxiliem os estudantes do sexto semestre, por meio de momentos práticos e teóricos, visando complementar e sedimentar o conteúdo ministrado pelos docentes. Dentre as tarefas desenvolvidas, durante o semestre 2021.1, foram realizadas monitorias com o uso de manequins e simuladores para treinamento de habilidades. Objetivos: Avaliar as impressões dos alunos sobre as atividades práticas envolvendo o uso de manequins e simuladores para treinamento de habilidades médicas e identificar a necessidade de melhorias. Metodologia: Foram realizadas 3 atividades práticas envolvendo o uso de manequins e simuladores. As temáticas abordadas foram: exame clínico das mamas, exame especular e assistência ao parto vaginal. Após as monitorias, 27 alunos responderam um questionário na plataforma Google Forms, avaliando as atividades em questão. Resultados: 100% dos alunos afirmaram que as atividades semiológicas auxiliaram no desenvolvimento de habilidades práticas para os ambulatórios e 88.9% afirmaram que as monitorias proporcionaram mais segurança durante estes. 96,3% afirmaram nunca ter recebido orientações presenciais, sobre tais temáticas, antes das monitorias. Com relação a sugestões e críticas, 19 afirmaram estar satisfeitos com o atual formato da monitoria. 1 aluno sugeriu a redução da duração das monitorias, 6 sugeriram a discussão de questões durante as monitorias e 7 de casos clínicos. Ademais, 1 aluno afirmou que os momentos práticos poderiam ocorrer online. Foi sugerida ainda a adição de uma monitoria de semiologia obstétrica direcionada para as consultas de pré-natal. Conclusão: Diante das respostas majoritariamente positivas, é possível concluir que o formato de monitoria proposto tem sido bem sucedido. Ademais, foi possível a evidenciação de sugestões de fácil execução que podem vir a ser implementadas no semestre 2021.2.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência