Aplicação virtual da metodologia Team-Based Learning (TBL) como estratégia pedagógica de ensino na disciplina de Periodontia

Autores

  • Francisco Victor da Silva Fontenele
  • Ariel Keymesson Souza de Melo, João Pedro Lima de Alencar, Juan Feliphe Silva de Castro
  • Iracema Matos de Melo

Resumo

Team-Based Learning (TBL), conhecido também como aprendizagem baseada em equipes, é uma metodologia que proporciona o aprendizado dinâmico. Favorece um ambiente cooperativo de ensino, priorizando a pró-atividade do aluno, em que o professor assume um papel de “facilitador” do estudo. Tendo em vista a necessidade da adoção de técnicas pedagógicas e virtuais no âmbito acadêmico em tempos de distanciamento social, o presente trabalho objetivou relatar um projeto para utilização da estratégia TBL no ensino da Periodontia aos alunos do curso de Odontologia da UFC- Campus Sobral, matriculados na disciplina de Clínica Odontológica 2. Na adoção dessa metodologia, o ensino é dividido em: Preparação, Garantia de Preparo e Aplicação dos Conceitos. Na fase preparação, os alunos irão receber conteúdos introdutórios sobre as aulas de Cirurgia Periodontal, Ajuste Oclusal e Esplintagem e Terapia Periodontal de Suporte, para que possam estudar previamente os assuntos. Tais materiais serão livros, vídeos e artigos acerca do tema. Na fase de Garantia do Preparo, os alunos serão divididos em grupos para responder questionários encaminhados na plataforma Classroom, em que, grupalmente, os discentes debatem a razão de cada resposta. Por fim, na fase de Aplicação dos Conceitos, o professor e o monitor da disciplina irão se reunir virtualmente com os alunos para discutir as leituras e atividades direcionadas, justificando as respostas, e esclarecendo as dúvidas. Além disso, será exemplificado virtualmente a prática de casos clínicos, discutindo a indicação e a realização de procedimentos como cirurgias de gengivectomia, aumento de coroa clínica e terapias oclusais. Com a adoção dessa estratégia, espera-se que o TBL possa construir um processo de ensino-aprendizagem dinâmico aos alunos na disciplina de Clínica Odontológica 2, setor de Periodontia, tendo em vista a importância de ferramentas educacionais como métodos inovadores no ensino à distância vivenciado devido à pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência