Aplicação virtual da metodologia Team-Based Learning (TBL) como estratégia pedagógica de ensino na disciplina de Periodontia
Resumo
Team-Based Learning (TBL), conhecido também como aprendizagem baseada em equipes, é uma metodologia que proporciona o aprendizado dinâmico. Favorece um ambiente cooperativo de ensino, priorizando a pró-atividade do aluno, em que o professor assume um papel de “facilitador” do estudo. Tendo em vista a necessidade da adoção de técnicas pedagógicas e virtuais no âmbito acadêmico em tempos de distanciamento social, o presente trabalho objetivou relatar um projeto para utilização da estratégia TBL no ensino da Periodontia aos alunos do curso de Odontologia da UFC- Campus Sobral, matriculados na disciplina de Clínica Odontológica 2. Na adoção dessa metodologia, o ensino é dividido em: Preparação, Garantia de Preparo e Aplicação dos Conceitos. Na fase preparação, os alunos irão receber conteúdos introdutórios sobre as aulas de Cirurgia Periodontal, Ajuste Oclusal e Esplintagem e Terapia Periodontal de Suporte, para que possam estudar previamente os assuntos. Tais materiais serão livros, vídeos e artigos acerca do tema. Na fase de Garantia do Preparo, os alunos serão divididos em grupos para responder questionários encaminhados na plataforma Classroom, em que, grupalmente, os discentes debatem a razão de cada resposta. Por fim, na fase de Aplicação dos Conceitos, o professor e o monitor da disciplina irão se reunir virtualmente com os alunos para discutir as leituras e atividades direcionadas, justificando as respostas, e esclarecendo as dúvidas. Além disso, será exemplificado virtualmente a prática de casos clínicos, discutindo a indicação e a realização de procedimentos como cirurgias de gengivectomia, aumento de coroa clínica e terapias oclusais. Com a adoção dessa estratégia, espera-se que o TBL possa construir um processo de ensino-aprendizagem dinâmico aos alunos na disciplina de Clínica Odontológica 2, setor de Periodontia, tendo em vista a importância de ferramentas educacionais como métodos inovadores no ensino à distância vivenciado devido à pandemia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.