Aprendizado de conteúdos teóricos em Monitoria de ginecologia/obstetrícia 2021 na percepção dos alunos da graduação do curso de Medicina Universidade Federal do Ceará Sobral

Autores

  • Paula Fernanda Patriolina Teixeira de Oliveira
  • Isabela de Paula Nóbrega
  • José Juvenal Linhares

Resumo

Introdução: O aprendizado dos conteúdos administrados em sala de aula pelos docentes da disciplina de ginecologia e obstetrícia perpassa pelo momento da monitoria presencial, que possibilita acesso a informações adicionais e sanar dúvidas através de um processo ativo de aprendizagem. Para dimensionar esse importante processo, foi realizada uma pesquisa. Metodologia: elaborou-se um questionário on-line na plataforma Google Forms com 10 perguntas objetivas com margem para opinião subjetiva em algumas. O questionário foi encaminhado aos discentes do 6° semestre da graduação em Medicina UFC Sobral com o prazo de uma semana para respostas. Ao final da semana, 27 dos 40 alunos da turma responderam às perguntas. Através da porcentagem de respostas aos questionamentos levantados na pesquisa, iniciou-se a análise quantitativa da percepção dos alunos em relação à monitoria. Resultados: A avaliação dos resultados computados pelo questionário demonstrou que 74,1 % dos alunos que participaram da pesquisa consideram muito importantes os conteúdos selecionados e ministrados em monitorias teóricas. 25,9% consideraram apenas importantes. Nenhum aluno participante avaliou como pouco importante ou indiferente. Com relação à administração das aulas em formato presencial, 70,4 % consideraram o formato ideal devido ao melhor rendimento quando comparado a aulas on-line. Apenas 14,8 % consideraram o formato Ead mais vantajoso. 74,1 % acham válida a apresentação de temas além dos que foram ministrados pelos docentes em sala de aula, e 22,2 % preferem que se limite aos conteúdos já vistos em aulas. Conclusão: diante destes resultados, conclui-se que a maioria dos alunos observa a importância da monitoria de ginecologia e obstetrícia em sua formação acadêmica. Dessa forma, atesta-se que a monitoria é ativa na construção acadêmica relacionada à ginecologia e obstetrícia por meio de uma experiência interpessoal e conjunta da aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência