Articulação entre teoria e prática no Sistema Único de Saúde baseada na Evidência Científica

Autores

  • Flávia Carvalho Pinto
  • Yasmin Alves Teles de Menezes, Joelton Rosendo Sousa, Mariana Ramalho de Farias, Jacques Antonio Cavalcante Maciel
  • Myrna Maria Arcanjo Frota

Resumo

Devido ao advento da pandemia de COVID-19 em março de 2020 muitas mudanças tiveram que ser realizadas. Um artifício muito utilizado nesse período de modificações foi a possibilidade de manter aulas e atividades do ensino superior de forma remota e com os Cursos de Odontologia, apesar das dificuldades, não foi diferente. Objetivou-se com esse trabalho relatar a experiência de assistência a estudantes da disciplina de Estágio em Atenção Primária do Curso de Odontologia/UFC/Sobral através da Monitoria em Evidência Científica. A carga horária de 25% da disciplina em questão foi adaptada para aulas em formato remoto, como estratégia de ensino foram confeccionados formulários com questões relacionadas ao Sistema Único de Saúde, em prol de contribuir com a articulação entre teoria e prática. Como metodologia, os monitores das disciplinas de Saúde Coletiva e Evidência Científica do Curso de Odontologia/UFC/Sobral ficaram responsáveis por confeccionar formulários semanalmente. Esses reuniam vinte questões de variados concursos e em cada semana havia um tema pré-definido pelos professores, sendo estes: os princípios do SUS, as leis 8.080 e 8.142, a legislação, entre outros. Após a aplicação dos formulários, obteve-se como resultados que os alunos do Estágio em Atenção Primária não tiveram seu desempenho prejudicado pela diminuição de carga horária prática, pois a adesão na resolução das questões foi bem alta, devido a possibilidade de poder conectar os conteúdos assimilados ao longo dos anos de faculdade com a prática clínica. Para os monitores também foi enriquecedor poder observar como a teoria é essencial para a prática, e como é importante para um futuro cirurgião-dentista compreender bem o funcionamento do Sistema Único de Saúde a partir da odontologia baseada em evidências. Dessa forma, conclui-se que a experiência foi positiva, tanto para alunos da disciplina, quanto para monitores, e que mesmo durante uma pandemia é possível adaptar-se de forma adequada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência