Aspectos da Monitoria de Neurologia nos Cenários de Prática

Autores

  • Jamine Yslailla Vasconcelos Rodrigues
  • Camila de Oliveira Gregório, Gabriel de Lucas Peres, Espartaco Moraes Lima Ribeiro, Keven Ferreira da Ponte
  • Paulo Roberto Lacerda Leal

Resumo

INTRODUÇÃO: A inserção dos estudantes em cenários da prática médica é essencial para a aplicação do conhecimento teórico e para o desenvolvimento de competências profissionais inerentes ao processo de integração ensino-serviço-comunidade. Nesse contexto, as aulas práticas da disciplina de neurologia têm sido um dos principais espaços de atuação dos monitores. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos do Curso de Medicina da UFC - Campus Sobral acerca da monitoria de neurologia aplicada no cenário de prática. METODOLOGIA: Foi desenvolvido um questionário composto por 5 perguntas objetivas e aplicado por meio da plataforma Google Forms. 26 alunos participaram da pesquisa, sendo todos estudantes do 8º semestre assistidos pelo PID durante a disciplina de neurologia. RESULTADOS: 100% dos alunos declararam ser muito importante a monitoria de exame neurológico preparatória para as aulas práticas. 80,8% afirmaram que uma aula expositiva presencial com demonstração do exame em grupos é o formato ideal para essa monitoria. 88,5% consideraram que a participação dos monitores durante as aulas práticas é essencial para o seu raciocínio clínico. Quanto às discussões de neuroimagem durante as práticas, 65,4% opinaram serem importantes, contribuindo sobremaneira para o aprendizado em radiologia e 34,6% opinaram serem essenciais, porém insuficientes, devendo também serem abordadas em outros encontros. Por fim, 38,5% dos estudantes sugeriram maior enfoque no diagnóstico topográfico durante as monitorias, 34,6% sugeriram encontros em pequenos grupos para simulação de casos reais e 3,8% sugeriram o desenvolvimento de uma planilha para feedback. 19,2% consideraram todas essas alternativas válidas para a qualificação das monitorias. CONCLUSÃO: Tais resultados evidenciam quais metodologias são mais eficazes para o aprendizado dos alunos nas atividades práticas de monitoria e devem ser utilizados como alicerce para a otimização da atuação dos monitores na disciplina de neurologia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência