Avaliação do impacto da orientação sobre metodologias de estudo para a disciplina de Patologia Humana.

Autores

  • Isaac Carioca de Oliveira
  • Francisco Gabriel Santos da Silva
  • Pedro de Sá Cavalcante Ciarlini

Resumo

Introdução: O relato de experiência pelos alunos que já passaram pela disciplina de Patologia Humana para aqueles que estão iniciando na disciplina é uma das formas mais utilizadas no ensino superior para repassar experiências e, assim, ajudá-los no rendimento acadêmico da disciplina. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o repasse de experiência entre o monitor da disciplina e os alunos ingressos. Métodos: Foram utilizados dois formulários do Google Forms, um intitulado “pré-teste” e outro “pós-teste”, pedindo-se para que os alunos respondessem no pré-teste como o aluno compreende seu rendimento na disciplina de Patologia e se ele teve orientações sobre como estudar os conteúdos da disciplina. Em seguida, foi ministrada uma monitoria de 40 minutos com dicas de estudo, exibição de sites e materiais voltados ao ensino de Patologia, sendo questionado no pós-teste se o aluno acredita que seu rendimento irá melhorar após as orientações, se o aluno compreende melhor o objetivo da disciplina e se após a monitoria ele se sente mais preparado para estudar Patologia. Resultados: No pré-teste, dos 37 alunos que responderam as questões, 54,1% considera ter um bom rendimento e 37,8% um rendimento regular. Dos 37 alunos, 48,6% não receberam orientações sobre como estudar os conteúdos de patologia. No pós-teste, os 35 alunos que responderam mostraram-se afirmativos quanto as perguntas, acreditando que seu rendimento irá melhorar, que compreendem melhor o objetivo da disciplina e que se sentem mais preparados para estudar Patologia. Conclusão: A partir desta pesquisa nota-se que o relato de experiência do monitor para os alunos é fundamental, principalmente no contexto do ensino à distância no qual há um menor contato entre docente e discentes e até mesmo entre os próprios discentes. Esse relato melhora a interação docente-discente, assim como ajuda o aluno a entender melhor a finalidade do estudo da Patologia e ter um melhor aproveitamento na disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência