Avaliação dos alunos do 5 semestre de Medicina acerca do conhecimento prévio em Eletrocardiograma e o aproveitamento da monitoria de Cardiologia, por meio da aplicação de pré-testes e pós-testes.

Autores

  • Maria Daiana Rufino Freire
  • Victor Carneiro de Souza, Paulo Carvalho Ximenes de Aragao Filho
  • Vicente Lopes Monte Neto

Resumo

Introdução: O eletrocardiograma (ECG) é um exame de grande utilidade na prática médica que auxilia no diagnóstico de várias doenças do aparelho cardiovascular. Durante a faculdade, o estudo do eletrocardiograma é considerado pelos estudantes de medicina um dos grandes desafios da disciplina de Cardiologia. Dentre os fatores que contribuem para essas dificuldades pode-se mencionar as metodologias de ensino que muitas vezes não formam uma boa base de conhecimento antes tópicos mais avançados. Tendo em vista esses fatos, a monitoria de cardiologia surge como uma boa ferramenta para sedimentar os conceitos básicos de eletrocardiograma. Objetivos: Avaliar o conhecimento dos alunos do quinto semestre de medicina acerca dos conceitos básicos de ECG, bem como mensurar o aproveitamento da monitoria de cardiologia após a realização de aula online. Metodologia: Trata-se de um estudo seccional onde a amostra foi composta por 20 alunos do quinto semestre de medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Inicialmente foi aplicado um pré-teste pela plataforma Socrative, composto por 10 questões sobre os conceitos básicos de ECG. Logo em seguida foi realizada uma monitoria online, por meio da plataforma google meet, focada no ensino dos conceitos básicos, e com espaço para tirar dúvidas. Ao fim da monitoria, foram reaplicadas as mesmas questões com o intuito de graduar o aproveitamento da aula. Resultados: De forma geral, foi observado que o percentual de acertos foi maior no pós-teste, evidenciando que para a grande maioria dos alunos a monitoria foi proveitosa. Realizando-se uma média aritmética do percentual de acertos obtém-se uma média de acertos de 83,88% no pós-teste e 71,60% no pré-teste. Conclusão: Portanto, conclui-se que a monitoria de ECG foi uma ferramenta que auxiliou no entendimento dos conceitos básicos entre os alunos. é necessário, portanto, o aperfeiçoamento contínuo dos monitores para repassar os conhecimentos de uma forma clara e acessível.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência