BOLSA DE MONITORIA EM ELETRÔNICA DIGITAL: ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOFTWARES SIMULACIONAIS SUBSTITUINDO AS AULAS PRATICAS NA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL EM MEIO A PANDEMIA

Autores

  • José Venâncio de Almeida Azevedo
  • José Jadir Ferreira Dias Filho
  • Rômulo Nunes de Carvalho Almeida

Resumo

Os softwares simulacionais são de grande importância para a disciplinas, com ele podemos simular circuitos e assim entender melhor o funcionamento do mesmo, e até mesmo para detectar possíveis falhas, e se houver repara-las para montar o circuito físico em uma placa com materiais apropriados. Com base nisso a disciplina recorre a alguns softwares disponíveis gratuitamente via internet, assim como o Protheus, Logsin e Tinkercad. A partir desses softwares são preparados vídeo aulas de treinamento para que os alunos da disciplinas consigam aprender a manusear os mesmos com um pouco mais de facilidade, simulando seus circuitos para questões de provas, trabalhos e até mesmo projetos, servindo também para disciplinas futuras. O Tinkercad foi bem utilizado pois se assemelha bastante com a aula prática presencial em laboratório, nele contém os componentes disponíveis que são bastante utilizados presencialmente no laboratório como: Placa de prototipagem, circuitos integrados, fontes, entre outros. Nesse mesmo software também pode ocorrer contratempos, caso o aluno utilize algum componente errado ou de maneira indevida, como por exemplo alimentar o circuito com uma corrente mais alta do que é permitido pelos componentes. Caso isso aconteça o aluno pode ter vários danos em alguns componentes do seu circuito e isso é mostrado por esse software, indicando que está havendo alguma sobrecarga e alguns avisos, permitindo que o aluno faça modificações necessárias para que o circuito funcione perfeitamente para a tarefa ao qual foi criado. Os alunos se mostraram bastante satisfeitos com os resultados das práticas, e trabalharam bastante com os softwares, gerando assim um maior interesse da parte deles voltado para disciplina de Eletrônica Digital.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência