Crescimento econômico no longo prazo: uma análise comparativa entre Brasil e Chile à luz do modelo de Solow com capital humano

Autores

  • Janiel de Sousa Lima
  • Nícolas Araújo Mendes, João Batista Sousa da Silva, João Pedro Sampaio Reginaldo, Alan David Araújo Lima
  • Guaracyane Lima Campêlo

Resumo

Analisou-se o crescimento econômico no longo prazo subjacente às hipóteses e conclusões do Modelo de Solow com Capital Humano (Modelo MRW), utilizando uma comparação entre as economias do Brasil e do Chile no período de 1970 a 2019. Explorou-se as variáveis PIB per capita, taxa de crescimento do PIB per capita, taxa de investimentos, taxa de crescimento populacional e capital humano. Essas três últimas variáveis foram correlacionadas com o PIB per capita, a fim de verificar a relação entre elas. No estudo, o Chile, principalmente a partir da década de 1990, apresentou resultados mais significativos em comparação com o Brasil em todas as variáveis citadas. Em termos de capital humano, conforme os dados analisados e a literatura, o Chile exibiu média de anos de estudo e qualidade educacional superior em relação ao Brasil. Esse fator contribuiu para que o Chile alavancasse a sua renda per capita, sendo o país beneficiado pelo seu capital humano, uma vez que houve importantes mudanças econômicas e modernização tecnológica na economia chilena por volta dos anos de 1980 e 1990. Enquanto o Brasil, na década de 1990, ainda sofria os efeitos da alta inflação, reconhecendo o crescimento considerável do capital humano apenas no período de 2000 a 2010 sob a óptica da universalização da educação básica. Para tanto, não foi suficiente para reparar a queda da perspectiva tecnológica e o desequilíbrio entre a demanda por trabalhadores qualificados e a oferta de mão de obra com maior nível de capital humano. Dessa forma, de acordo com as hipóteses e conclusões do Modelo de Solow com Capital Humano, concluiu-se que a variável de capital humano configura um fator determinante para o crescimento econômico dos países.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência