DETERMINANTES SOCIAIS E A PROMOÇÃO EM SAÚDE NA DISCIPLINA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

Autores

  • Georgia Vieira de Sousa
  • Iana Lia Ponte de Melo, Jhulia de Aguiar Polleze, Wallace Osmar Aguiar Ferreira
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, os determinantes sociais estão relacionados com as condições em que a pessoa vive e trabalha, sendo definidos como fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde na população. O presente trabalho relata a experiência de uma atividade realizada na disciplina de Atenção Básica à Saúde (ABS) sobre os determinantes sociais, com os(as) alunos(as) do segundo semestre de medicina da Universidade Federal do Ceará. A partir da Pandemia de COVID-19 a disciplina sofreu adaptações, sendo necessário incluir metodologias ativas no ensino híbrido. Objetivando identificar os determinantes sociais e elaborar propostas de atividades de intervenção, a atividade ocorreu em três momentos: uma aula expositiva no Google Classroom© relacionada à temática (assíncrona); em seguida foram divididos os grupos e feita a discussão pertinente ao assunto preestabelecido, sendo preenchidas três ferramentas: o diagrama de Ishikawa, a ferramenta SOCKS e o plano de Grove (síncrona); por fim, as equipes expuseram seus instrumentais e utilizaram-se de outras plataformas para apresentar a atividade proposta (síncrona). As exposições foram bastantes produtivas, facilitando a fixação do conteúdo trabalhado na aula-correlacionando teoria e prática. Ao utilizarem o Diagrama de Ishikawa foi possível identificar causas de um determinado problema, proporcionando uma análise crítica, possibilitando a visualização e interpretação das causas; o SOCKS foi um apoio para a análise situacional, que levou em consideração o contexto do projeto e o Grove que foi útil para implementação/execução da ação de saúde. Em virtude dos fatos mencionados, percebemos que ao utilizarem as ferramentas de auxílio em um projeto de promoção da saúde, os(as) alunos(as) puderam elaborar propostas, tendo a oportunidade de fazer uma analogia entre as características e as adversidades relacionadas à saúde local.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência