DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DAS MONITORIAS DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE ENDODONTIA EM MEIO À PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A monitoria acadêmica é uma ferramenta de ensino que possibilita o aprofundamento do processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Com o início da pandemia em razão da COVID-19, as monitorias teóricas foram substituídas por momentos assíncronos, com o envio de manuais de estudo; e momentos síncronos, com a realização de tira-dúvidas em monitorias virtuais. Além disso, nos momentos presenciais de laboratório, a turma monitorada foi dividida em grupos, que atuavam em ambientes diferentes, com professores e monitores fixos em cada grupo. Diante do exposto objetivou-se avaliar o impacto no aprendizado na disciplina laboratório de Endodontia do Curso de Odontologia da UFC-Sobral, considerando as mudanças em virtude da COVID-19. Utilizou-se um formulário online para conhecer a opinião dos discentes sobre as atividades realizadas ao longo do semestre 2020.1 e 2020.2. O questionário contava com 5 perguntas de múltipla escolha onde foi sondada a opinião dos alunos sobre as monitorias e as mudanças realizadas. Obteve-se X% de devolutivas. Quanto à avaliação da relevância das monitorias na disciplina, a resposta predominante classificou-a como muito importante (85%). Quanto à importância de frequentar as monitorias teórico-práticas para melhorar o desempenho na disciplina, as respostas afirmativas foram unanimidade (100%). Quanto à condensação da turma nos laboratórios e se isso dificultou o aprendizado durante as monitorias, predominaram as respostas negativas (70%), o mesmo observou-se na quarta pergunta, onde avaliou-se a substituição das monitorias teóricas e se isso afetou no aprendizado (65%). As monitorias realizadas em meio à pandemia foram classificadas como boas ou excelentes pela maioria dos discentes. Assim, pode-se concluir que, embora essas mudanças impostas pela pandemia tenham sido bastante desafiadoras, a monitoria na disciplina laboratório de endodontia é um relevante complemento para o aprendizado e desempenho dos alunos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.