DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS NA MONITORIA DE FARMACOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA.
Resumo
A disciplina de Farmacologia é de relevância ímpar para a concretização de uma prática médica eficiente. Nesse contexto, a monitoria atua como um importante facilitador do aprendizado dessa temática para os acadêmicos do curso de Medicina. Sob esse viés e diante dos desafios impostos pelo ensino a distância (EaD), é imperativo que o monitor encontre a forma de abordagem mais eficiente, a fim de dinamizar o aprendizado desse aparato teórico tão relevante. Desse modo, pretende avaliar o êxito da discussão de casos clínicos durante a monitoria, de acordo com a perspectiva do EaD, buscando-se estimar a importância dos métodos ativos de aprendizagem e sua relação com a fixação dos conteúdos. Para o estudo transversal, descritivo, utilizou-se um questionário com 8 perguntas, elaborado pelo monitor, que foi aplicado aos estudantes dos dois primeiros semestres do curso de Medicina, UFC, campus Sobral, em 2021.1, por meio da plataforma Google Forms. Foram obtidas 64 respostas, e, dentre os resultados mais expressivos, observou-se que 58 % dos discentes informaram que os encontros de monitoria foram relevantes para o aprendizado no contexto do EaD, e 76,6 % acreditam que a discussão de casos clínicos são efetivas para a fixação dos conteúdos. Ademais, 87,5 % dos discentes revelaram que gostariam de ter mais contato com a prática clínica ainda no ciclo básico, 97 % afirmaram que a metodologia ativa de discussão clínica dinamiza o aprendizado e corrobora o desenvolvimento do raciocínio crítico. Por fim, 78 % consideraram que a interação com os monitores de Farmacologia se deu de forma satisfatória, e 82,8 % afirmaram que o papel do monitor é fundamental para o aprendizado. Portanto, conclui-se que a metodologia ativa utilizada mostrou-se um bom aliado no que se refere à facilitação do aprendizado da disciplina durante o EaD.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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