Determinantes da Renda per capita municipal: Uma análise dos municípios do Estado do Amazonas.

Autores

  • Francisca Gisele de Souza
  • Beatriz de Sousa Nobre, Jefferson Lucas Menezes Alves, Ana Jéssica Menezes Alves
  • Francisca Zilania Mariano

Resumo

É sabido a importância de conhecer a conjunção dos diversos fatores que influenciam na formação da Renda Per Capita Municipal, logo, o objeto de estudo desse trabalho é elencar o grau de influência do Rendimento e da População economicamente ativa, em paralelo com as variáveis referentes ao grau de escolaridade, sendo elas Formados e Analfabetos e seus efeitos sobre a Renda Per Capita municipal do estado do Amazonas, em 2010, a partir de uma análise econométrica. Assim, destacaram-se a significância das variáveis rendimento (salário) e ativa (população economicamente ativa), que apresentam influência positiva na determinação da Renda Per Capita, e analfabetismo, que apresenta influência negativa. Nesse sentido, foi elencado no modelo econométrico a relação da variável Renda Per Capita, como dependente, em consonância com as demais variáveis independentes, a partir de uma regressão linear múltipla, verificando que, conjuntamente, 92% das variações da Renda Per Capita são explicadas pelas variações nas variáveis explicativas presentes no modelo. Conhecendo alguns dos seus fatores determinantes, concluímos a respectiva influência das variáveis escolhidas sobre a Renda Per Capita Municipal, que diante disso, podem ser trabalhadas por agentes que executam políticas públicas, visando a melhoria da condição pessoal dos indivíduos inseridos na área pesquisada. O presente trabalho conclui que o fator analfabetismo institui negativamente para o desenvolvimento e melhoria da Renda Per Capita Municipal, além das áreas correspondentes, podendo ser considerado um fator determinante na mudança de políticas sociais e ser um exemplo nas perspectivas de desenvolvimento dos municípios Amazonenses, bem como a observação e aplicação dos resultados das demais variáveis estudadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência