A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DO ALEITAMENTO MATERNO NA MONITORIA DE NEONATOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Roberto Eudes Pontes Costa Filho
  • Gabriela Machado de Oliveira
  • Vasco Frota Moura Ferreira

Resumo

Introdução: O aleitamento materno é de extrema importância na alimentação infantil. Esse conteúdo não está na grade de assuntos cobrados nas avaliações da disciplina de Neonatologia, o que impacta no processo de estudo dos alunos. Contudo, o domínio do conhecimento sobre a prática da amamentação deve ser cultivado no curso de medicina. Tal propagação de conteúdo foi feita por meio de uma aula teórica online ofertada na monitoria de Neonatologia do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará -Campus Sobral. Objetivo: Avaliar a importância do estudo do Aleitamento Materno e o interesse pelo conteúdo, ainda que não esteja na grade de assuntos cobrados nas avaliações da disciplina de Neonatologia. Metodologia: Estudo transversal, compreendendo estudantes que cursam o sexto período do curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral durante o semestre 2021.1. Realizado por meio de formulário digital, na plataforma GoogleForms, com questões objetivas relacionadas à monitoria. Resultados: Ao analisar o percebimento dos alunos em relação à importância do aleitamento materno no curso médico, numa escala de 0-10, dos 28 estudantes, 25(89,3%) marcaram como 10, um (3,6%) estudante avaliou com nota 9 e dois (7,1%), com nota 8. Já sobre os dados obtidos em relação à alteração do interesse pelo tema devido o conteúdo não estar nos assuntos cobrados nas avaliações, 64,3% dos estudantes estimam ficar mais interessados, pois se sentem mais relaxados pelo fato de saber que o assunto não será cobrado em provas, 25% acham que não interfere nem positivamente nem negativamente no interesse e 10,7% consideram que é importante, porém se interessam menos, pois não será cobrado nas provas. Conclusão: Os alunos consideram o aleitamento materno imprescindível na formação médica deles, com uma percepção de interesse aumentada devido a não execução de provas como forma de mensuração de conhecimento, deixando-os mais relaxados, otimizando o processo de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência