ENSINO PRÁTICO DA ANATOMIA HUMANA EM MODALIDADE REMOTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vitória Ferreira de Azevedo
  • Carolina da Silva Carvalho

Resumo

Introdução: Com a suspensão das aulas presenciais, durante a pandemia de COVID-19, as universidades brasileiras adotaram a modalidade remota na tentativa de minimizar possíveis danos para a formação dos alunos1.No modelo tradicional de ensino, as aulas teóricas e práticas eram ministradas no laboratório de anatomia, com livre acesso às peças cadavéricas. Diante da interrupção de todas as atividades laboratoriais e do fechamento generalizado do ambiente universitário, as disciplinas tiveram que ser totalmente adaptadas a modalidade à distância. Neste contexto, novas metodologias foram estabelecidas afim de garantir a continuidade das práticas pedagógicas e do processo de aprendizagem.Objetivo: O presente trabalho objetiva relatar a experiência de monitoria da disciplina Fundamentos de Anatomia para Psicologia, ofertada aos alunos do 2º semestre, do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral durante a pandemia do novo coronavírus no período de novembro até abril de 2021.Materiais e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a inserção das modalidades remotas assíncrona e síncrona para uma turma de 50 alunos.Resultados e Discussões: As videoaulas práticas foram gravadas através da plataforma Loom©, sendo produzidos materiais audiovisuais (imagens e vídeos de peças cadavéricas) elaborados pela monitora, ou já existentes em outros meios digitais. Os encontros síncronos ocorreram por meio do WhatsApp© com trocas de textos, aúdios, imagens e vídeos. A frequência e testagem dos conhecimentos adquiridos foram obtidos através de questionários online acerca do conteúdo ministrado. Sabe-se que a monitoria acadêmica fortalece a articulação entre teoria e prática, estabelecendo novos métodos de compreensão e integração curricular2,3.Conclusão: Conclui-se que a monitoria foi fundamental na mediação de conversas e decisões entre os discentes e docentes, possibilitando a continuidade e capacitação acadêmica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência