ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL COM IMAGENS DE MODELOS EMBRIONÁRIOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA EMBRIOLOGIA HUMANA.

Autores

  • Suzana Vasconcelos Albuquerque
  • Lorrana do Vale Moreira, Francisca Isabelly Maia Chaves, Ester Tavares de Lima
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

INTRODUÇÃO: Os estilos de aprendizagem são as diversas estratégias que um aluno pode recorrer para assimilar os conteúdos propostos. Isso porque cada estudante é único no seu modo de aprender e pode utilizar recursos extras como, imagens, áudios e resumos para complementar o entendimento do conteúdo exposto pelo professor em aula. OBJETIVO: Avaliar se existe a necessidade, por parte dos alunos, de buscar diferentes estratégias de estudos para compreensão dos conteúdos propostos e se o material com imagens dos modelos embrionários elaborado pelas monitoras auxiliou a aprendizagem da embriologia humana. METODOLOGIA: Foi preparado um formulário com 5 perguntas objetivas na plataforma Google Forms e foi solicitada a participação dos 39 alunos que cursaram a disciplina de Gênese e Desenvolvimento no semestre 2021.1 a fim de realizar um estudo descritivo com abordagem quantitativa. RESULTADO: 31 alunos (79,48%) responderam ao questionário. 96,8% dos alunos informaram que não conseguem assimilar todo o conteúdo apenas com a aula expositiva, 96,8% dos alunos afirmaram a necessidade de revisar o conteúdo após a aula, 93,5% dos alunos alegaram utilizar métodos alternativos para melhorar a compreensão do conteúdo (Exemplo: Imagens, resumos e flashcards ), 93,5% dos alunos informaram que a apresentação de imagens dos modelos embrionários realizada pelas monitoras auxiliou no estudo e na compreensão da embriologia humana, 100% dos alunos afirmaram que utilizaram o material com fotos dos modelos embrionários elaborado pelas monitoras para revisar o conteúdo de embriologia humana. CONCLUSÃO: Observa-se que para melhor compreensão dos conteúdos os estudantes têm a necessidade de revisar a aula expositiva por meio de diversas estratégias, como a visualização de imagens, e que o material extra, contendo fotos dos modelos embrionários, elaborado e enviado pelas monitoras de histologia e embriologia foi de grande valia para a compreensão da embriologia humana.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência