ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: UTILIZAÇÃO DE MATERIAL COM IMAGENS DE MODELOS EMBRIONÁRIOS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DA EMBRIOLOGIA HUMANA.
Resumo
INTRODUÇÃO: Os estilos de aprendizagem são as diversas estratégias que um aluno pode recorrer para assimilar os conteúdos propostos. Isso porque cada estudante é único no seu modo de aprender e pode utilizar recursos extras como, imagens, áudios e resumos para complementar o entendimento do conteúdo exposto pelo professor em aula. OBJETIVO: Avaliar se existe a necessidade, por parte dos alunos, de buscar diferentes estratégias de estudos para compreensão dos conteúdos propostos e se o material com imagens dos modelos embrionários elaborado pelas monitoras auxiliou a aprendizagem da embriologia humana. METODOLOGIA: Foi preparado um formulário com 5 perguntas objetivas na plataforma Google Forms e foi solicitada a participação dos 39 alunos que cursaram a disciplina de Gênese e Desenvolvimento no semestre 2021.1 a fim de realizar um estudo descritivo com abordagem quantitativa. RESULTADO: 31 alunos (79,48%) responderam ao questionário. 96,8% dos alunos informaram que não conseguem assimilar todo o conteúdo apenas com a aula expositiva, 96,8% dos alunos afirmaram a necessidade de revisar o conteúdo após a aula, 93,5% dos alunos alegaram utilizar métodos alternativos para melhorar a compreensão do conteúdo (Exemplo: Imagens, resumos e flashcards ), 93,5% dos alunos informaram que a apresentação de imagens dos modelos embrionários realizada pelas monitoras auxiliou no estudo e na compreensão da embriologia humana, 100% dos alunos afirmaram que utilizaram o material com fotos dos modelos embrionários elaborado pelas monitoras para revisar o conteúdo de embriologia humana. CONCLUSÃO: Observa-se que para melhor compreensão dos conteúdos os estudantes têm a necessidade de revisar a aula expositiva por meio de diversas estratégias, como a visualização de imagens, e que o material extra, contendo fotos dos modelos embrionários, elaborado e enviado pelas monitoras de histologia e embriologia foi de grande valia para a compreensão da embriologia humana.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.