ESTUDO PRÁTICO DA MORFOLOGIA DENTAL UTILIZANDO DESENHO ESQUEMÁTICO E RESINAS COMPOSTAS VENCIDAS E A INFLUÊNCIA NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZADO

Autores

  • Francisco Antonio Fernando Pereira da Silva
  • Celiane Mary Carneiro Tapety, Camila Silva de Oliveira, Renato Daniel de Freitas, Lidayane Maria Rodrigues Gomes
  • Lidiane Costa de Souza

Resumo

Na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará/ Campus Sobral, devido às paralizações de atendimento por conta da pandemia covid-19, uma grande quantidade de resinas odontológicas teve seu prazo de validade expirado. Após esse prazo, o material pode perder ou diminuir suas propriedades mecânicas tornando-se inviável para uso clínico. Visando a reutilização desse material, o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e a diversificação das práticas pedagógicas, surgiu a ideia de utilizá-los em uma prática de estudo da morfologia dental, antes feito apenas com ceras. A metodologia ativa para as disciplinas de Escultura Dental e para o Laboratório de Dentística consiste em utilizar um desenho esquemático em folha de papel A4 como ferramenta para auxiliar no aprendizado sobre morfologia e oclusão dental e para aprimorar a habilidade manual por parte dos alunos iniciantes no curso de odontologia. Em um segundo momento, os alunos utilizam esses desenhos como guias para a reprodução das características inerentes a cada elemento dental através da modelagem das resinas compostas. Essa atividade se torna um recurso complementar ao desenvolvimento de habilidades para procedimentos técnicos, para planejamento e execução de restaurações diretas e indiretas; além disso, a resina que antes seria descartada se torna um elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Atividades como estas, com características lúdicas, são promissoras em tornar o processo educativo mais enriquecedor, estimulante e eficaz.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência