EVOLUÇÃO DA PERCEPÇÃO DO ACADÊMICO DE MEDICINA ACERCA DO EXAME FÍSICO, APÓS CURSAR AS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA MÉDICA.

Autores

  • Allen Lopes de Barros
  • Gleidson Souza da Ponte, Luis Eduardo Oliveira Matos, Francisca Marina Martins Torres Magalhães, Matheus Brasil Câmara Monteiro
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A disciplina de Semiologia Médica faz parte do 4º semestre no currículo do curso de Medicina da UFC, sendo um marco na trajetória acadêmica por constituir sólida ponte entre conteúdos prévios e sua correlação com a avaliação clínica do paciente, o que inclui o estudo e treinamento do exame físico, matéria fundamental na formação médica. Nessa disciplina o exame físico é inicialmente simulado em aulas com grupos reduzidos, em que professores e monitores da disciplina demonstram as manobras e supervisionam a execução destas pelos alunos. Objetivo: Quantificar como os acadêmicos de Medicina avaliam as mudanças em suas impressões acerca do exame físico, após cursarem as monitorias práticas de Semiologia. Metodologia: Foi aplicado um questionário online (Google Forms®), com 5 perguntas de múltipla escolha (em todas, havia 5 opções que iam de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”), para alunos (n=12) que cursaram as monitorias de Semiologia na Famed UFC – Campus de Sobral no semestre 2021.1. Resultados e discussão: Os participantes responderam “concordo totalmente” e “concordo”, respectivamente, nas seguintes proporções: 91,7% e 8,3%, que agora veem o exame físico como mais sistemático; 83,3% e 16,7%, que é possível obter no exame mais informações do que pensavam; 83,3% e 16,7%, que hoje atribuem maior importância ao exame; 66,7% e 33,3%, que sentem-se mais aptos a correlacionar exame e clínica; 58,3% e 41,7%, que sentem-se mais aptos a direcionar o exame. Os resultados mostram absoluto incremento nas atribuições de relevância ao exame físico e de aptidão individual, após as monitorias. Menores percentuais de “concordo totalmente” nas duas questões sobre aptidão são justificáveis, pois neste ponto dos estudos os alunos ainda não tiveram a prática em situações reais. Conclusão: Foi unânime a percepção de que as monitorias de Semiologia consolidaram nos participantes a importância clínica do exame físico e a maior aptidão para bem realizá-lo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência