Experiência Programa de Iniciação à Docência em Psicologia do Trabalho e das Organizações

Autores

  • Leilane Mouta Barbalho Viana
  • Laiza Cristina Cavalcante Menezes
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

A monitoria acadêmica faz parte de um projeto que busca iniciar os alunos na experiência acadêmica junto ao professor, como o nome propõe. Promovendo uma relação mútua entre o aluno-monitor e o professor-orientador, onde o monitor auxilia o docente-orientador nas atividades da disciplina e o docente proporciona ao monitor a vivência de atividades didáticas e técnicas da área, contato com os alunos, desenvolvendo assim sua proximidade e segurança com a sala de aula, se mostrando assim, um projeto essencial no contexto de uma graduação de nível superior. Desse modo, o presente trabalho pretende elaborar um relato de experiência em torno dos principais aprendizados e dificuldades presentes na tarefa das monitoras da Disciplina de Psicologia do Trabalho e das Organizações 2, oferecido no curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará campus Sobral, levando em consideração a dificuldade enfrentada diante da ausência de um professor orientador que se apresentou logo ao início da disciplina e as incertezas que tal acontecimento acarretou. Abordaremos, os principais desafios envolvidos, bem como os planejamentos iniciais junto ao professor-orientador, reuniões e discussões, dificuldades de manutenção da disciplina, de orientação de estudos e direcionamento dos alunos, discutindo sempre sobre o foco principal na relevância que o programa de iniciação a docência tem para a formação do aluno-monitor.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência