Experiência em monitoria à distância na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa no curso de graduação em Psicologia: desenvolvendo vínculos de permanência.

Autores

  • Bárbara Aymee Coelho Teixeira Mendonça
  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

O presente trabalho aborda a vivência primária em monitória, no ensino remoto, de uma discente do curso de graduação em Psicologia. A devida experiência permitiu desnudar as camadas abrangentes à docência por meio de um acompanhamento mais próximo, incluindo a quebra do estigma dessa prática como unicamente responsável por transpor conteúdos e dotada de uma postura indiferente às ansiedades e percalços acentuados ou gerados devido ao presente contexto pandêmico que acarretou no ensino a distância, além de pôr em evidência as crescentes demandas do trabalho docente. Por meio da assídua participação nas aulas da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, monitorias ministradas pela discente, leituras complementares e momentos de orientação com o professor, onde eram delimitadas estratégias para auxiliar no aprendizado e acompanhamento de todos os alunos, foi estruturado o presente trabalho. Portanto, tornou-se evidente que a prática docente em período de pandemia foi igualmente atravessada, assim como a realidade dos discentes, entretanto, o vínculo formado na relação professor-aluno por meio do compartilhamento de experiências, fosse de teor cômico ou no que dizia respeito a questões pessoais, contribuiu para a contínua participação dos discentes nas atividades da disciplina e transformação do ambiente virtual em um espaço acolhedor não só para os discentes, mas de proveito também para o docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência