Experiências exitosas da monitoria em psicanálise em tempos de videoconferência
Resumo
Esta laboração tem o intuito de apresentar as experiências desenvolvidas durante o período de monitoria do Programa de Iniciação à Docência-PID, programa voltado ao setor de estudos em Fundamentos Clínicos, históricos e metodológicos da psicanálise. Dois objetivos tiveram então determinante presença em decisões sobre processo ensino da psicanálise nas atividades realizadas, contribuir para o processo de formação do estudante de graduação; facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino. Com esses objetivos, a pergunta que organizou as atividades da monitoria se estabeleceu, a saber, como é possível transmitir algo do inconsciente freudiano em uma relação pedagógica, ou seja, como transmitir os conceitos do inconsciente quando não se trata de uma psicanálise e, apesar disso, contribua à formação acadêmica em psicologia. Presente em todas as aulas, o monitor buscou saber quais seriam as dificuldades mais constantes, em conjunto, fez marcação de reuniões semanais à disciplina de Subjetividade e quinzenais à Epistemologia; com uma hora e meia de duração, revisando o que foi visto nas aulas. Com 13 pessoas frequentes numa turma de 45 alunos. Os encontros foram pautados na ementa da disciplina, porém havia espaço para estudantes apontarem temas e textos seriam abordados nos encontros. A presença de estudantes inclusive enquanto as aulas estavam paralisadas demonstrou engajamento com a proposta. Utilizamos elementos culturais como ferramentas pedagógicas nos debates, onde arte e psicanálise congregam (cenas de filmes, clips, literatura e música). Dessa forma, essa experiência de transmissão da psicanálise facilitou a aprendizagem ao apoiar as discussões teóricas da disciplina e apresentar alternativas de aprendizagem, colaborando inclusive com o desenvolvimento de habilidades pedagógicas do monitor. Finalmente, podemos afirmar que a monitoria contribuiu de forma significativa na aprendizagem de todos os envolvidos no processo.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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