HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Marcos Aurélio de Queiroz
  • Silvando Carmo de Oliveira

Resumo

É comum nos depararmos com situações do dia a dia que envolvam dinheiro: taxas a pagar mediante concessão de empréstimo, endividamento, receitas disponíveis no fim do mês, entre outras. Tais assuntos estão relacionados com uma temática mais ampla, denominada de Educação Financeira. A Educação Financeira é um processo na qual o indivíduo aprende a utilizar de forma consciente e disciplinada suas finanças, ou seja, seu dinheiro. Apesar do tema ser de muita relevância para o próprio desenvolvimento da sociedade, existe uma parcela considerável da população que desconhece ou sente dificuldade na hora de lidar com ferramentas de Educação Financeira durante o controle de suas finanças. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um recurso didático, mais especificamente, por meio de História em Quadrinhos (HQs), que possa favorecer e facilitar durante o desenvolvimento da história, a apresentação e incremento de conceitos atrelados com a Educação Financeira para alunos da Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura a partir da leitura de livros e artigos sobre as possibilidades de utilização das HQs para o ensino. A partir dessa proposta, tornar-se-á possível a construção de um modelo alternativo orientado a utilização de HQs, com sua problemática voltada para conceitos que podem ser associados com a temática de Educação Financeira, cuja finalidade inicial para a explanação de tais assuntos, se daria inicialmente com alunos da Educação Básica. Os principais temas a serem discutidos são: conceitos de finanças pessoais, fatores externos e o planejamento financeiro. Por fim, depreende-se que é possível conciliar a utilização de Histórias em Quadrinhos com temas que estejam relacionados com Educação Financeira, uma vez que aquelas apresentam uma linguagem simples, divertida e, mediante uma explicação bem detalhada, podem possibilitar aos alunos construírem o conhecimento sobre assuntos de Educação Financeira.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência