IMPACTO DAS AULAS REMOTAS DO MÓDULO ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE NO CURSO DE MEDICINA UFC - CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Jhulia de Aguiar Polleze
  • Iana Lia Ponte de Melo, Wallace Osmar Aguiar Ferreira, Normanda de Almeida Cavalcante Leal
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Atenção Básica à Saúde (ABS) do curso de Medicina da UFC - Campus Sobral, traz como tema no primeiro semestre a Investigação e Projetos em Saúde Coletiva, e Gestão em Saúde, Antropologia e Cuidados Integrativos em Saúde, no segundo semestre, tiveram seus planos de ensino remodelados e adaptados para o formato remoto, buscando reduzir ao máximo as perdas qualitativas e quantitativas no conhecimento a ser adquirido pelos acadêmicos. OBJETIVOS: Conhecer e analisar a percepção dos estudantes a respeito das aulas remotas de ABS no primeiro ano do curso. METODOLOGIA: Estudo transversal com dados primários feito com base nas respostas dos discentes a um questionário enviado via Google Forms. Os estudantes selecionados foram do primeiro e segundo semestre de medicina da UFC-Sobral, no período de 1 a 4 de setembro de 2021. RESULTADOS: O questionário obteve 41 respostas. 95,1% tiveram assiduidade entre 80-100% nas aulas. 68,3% dos alunos acreditam que as aulas conseguiram se adequar ao ensino remoto e 24,4% acreditam parcialmente. 78,1% dos estudantes consideraram boas e ótimas as atividades propostas durante as aulas. Em relação às atividades realizadas para substituir as práticas presenciais, 63,4% acham que supriu a sua ausência. 78% dos respondentes acreditam que os exercícios avaliativos foram úteis para fixação do conteúdo teórico. Ademais, acerca do quanto os estudantes absorveram os assuntos durante as aulas online, 73,2% disseram “muito” e “bastante”. 80,5% dos alunos dariam nota “ótima” ou “excelente” para as aulas remotas de ABS. CONCLUSÃO: Conclui-se que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, o módulo de ABS se adequou ao novo formato, não perdendo sua qualidade. No entanto, a despeito da maioria acreditar que as atividades online feitas para a substituição das visitas presenciais foram bem sucedidas, quase 40% revela que sentiu falta da prática, demonstrando a importância da teoria correlacionada com a prática.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência