IMPACTO DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E MNEMÔNICOS NO APRENDIZADO PRÁTICO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS DE SOBRAL, NA DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA MÉDICA

Autores

  • Luis Eduardo Oliveira Matos
  • Francisca Marina Martins Torres Magalhães, Matheus Brasil Câmara Monteiro, Bruna Araújo Aguiar, Mikaelly Ancelmo Vasconcelos
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

Introdução: A Disciplina de Semiologia do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, busca oferecer integralmente aos estudantes o conhecimento técnico, valendo-se de um componente teórico e prático. Compõe o cronograma prático o treinamento em exame físico, ministrado por monitores a pequenos grupos de estudantes. Em um desses grupos, associado ao treinamento, foram utilizados também ferramentas digitais e mnemônicos, buscando facilitar o aprendizado e trazer correlações clínicas ao conteúdo da prática. De tal forma, o objetivo do estudo é avaliar a opinião dos estudantes sobre o uso dessas ferramentas no aprendizado prático em Semiologia. Metodologia: Aplicou-se um questionário por meio da plataforma Google Forms, contendo 5 perguntas de múltipla escolha. A pesquisa, executada em agosto de 2021, contou com as respostas de 5 discentes do 4º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, que compunham o grupo de alunos expostos a uma metodologia de aprendizado prático com ferramentas digitais e mnemônicos. Resultados e Discussão: Todos os entrevistados classificaram como boa (40%) ou excelente (60%) a contribuição do uso de ferramentas digitais em seu aprendizado prático (Gráfico 1). Todavia, quanto ao uso de mnemônicos, houve maior divergência, já que 60% dos discentes classificaram a ferramenta como excelente para o aprendizado prático, contra 40% que a classificaram como apenas moderada (Gráfico 2). 80% dos alunos assinalaram que o uso de correlações clínicas por ferramentas digitais contribuiu para o aprendizado nas aulas teóricas. Todos concordaram que o uso de ferramentas digitais e mnemônicos é uma boa ferramenta a ser utilizada no treinamento (Gráfico 3). Conclusão: A metodologia de treinamento em exame físico associado ao uso de correlações clínicas por meio de ferramentas digitais e de mnemônicos para a memorização das manobras mostrou-se dinâmica para a construção ativa do conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência