METODOLOGIA ATIVA APLICADA NAS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA DO 4º SEMESTRE DA UFC –CAMPUS SOBRAL: AVALIAÇÃO DOS ALUNOS, VIA QUESTIONÁRIO ONLINE, DO APROVEITAMENTO DAS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA NO LABORATÓRIO DE HABILIDADES DIANTE DE UMA SEPARAÇÃO PRÉVIA ENTRE OS ALUNOS DO CONTEÚDO ABORDADO NO ENCONTRO, CURSANDO COM A APRESENTAÇÃO DAS MANOBRAS SEMIOLÓGICAS.

Autores

  • Bruna Araújo Aguiar
  • Allen Lopes de Barros, Matheus Brasil Câmara Monteiro, Amanda Gomes de Oliveira, Gleidson Souza da Ponte
  • Geison Vasconcelos Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: A DISCIPLINA DE SEMIOLOGIA APRESENTA UM SISTEMA DE MONITORIAS NO LABORATÓRIO DE HABILIDADES, COM AVALIAÇÃO POSTERIOR ATRAVÉS DO OSCE (OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION). CADA MONITORIA ABORDA UMA PARTE DO EXAME FÍSICO, COMO EXAME ABDOMINAL, ETC. DENTRO DO MÉTODO ABORDADO, OS ALUNOS DEVEM ESTUDAR O CONTEÚDO ABORDADO ANTES DA MONITORIA, BUSCANDO UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ESTUDANTE. OBJETIVOS: AVALIAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS E A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO EM LONGO PRAZO, BEM COMO AVALIAR A OPINIÃO DOS ALUNOS A CERCA DA METODOLOGIA. METODOLOGIA: O CONTEÚDO ABORDADO NA MONITORIA FOI PREVIAMENTE DIVIDO ENTRE OS ALUNOS, EM QUE CADA ALUNO DEVERIA ESTUDAR OS EXAMES SOB SUA RESPONSABILIDADE E APRESENTÁ-LOS, QUANDO SOLICITADO. DESSA FORMA, O ALUNO DEMONSTRA A TÉCNICA, SANA AS DÚVIDAS, E SÃO FEITAS AS CORREÇÕES NECESSÁRIAS, EM CASO DE ERRO DA INTERPRETAÇÃO DA MANOBRA, EXPLANANDO A FORMA CORRETA DO EXAME. ASSIM, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE, VIA GOOGLE FORMS®, PARA UM ESTUDO AVALIANDO VARIÁVEIS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS, COM AMOSTRA COLETADA DE FORMA SECCIONAL COM ALUNOS (N=8) DO 4º SEMESTRE DA UFC- CAMPUS SOBRAL, NO PERÍODO DE 2021.1. RESULTADOS: NOS QUESTIONÁRIOS, 100% DOS ALUNOS CONCORDARAM TOTALMENTE QUE ESSA METODOLOGIA AUXILIOU NO ESTUDO DO EXAME FÍSICO; ADEMAIS, 87,5% CONCORDARAM TOTALMENTE QUE O MÉTODO AJUDOU NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO EM LONGO PRAZO, ENQUANTO 12,5% CONCORDARAM PARCIALMENTE; 100% CONCORDARAM TOTALMENTE QUE ESSA ABORDAGEM INCENTIVOU O INTERESSE NO ESTUDO DE TODO O EXAME FÍSICO ABORDADO, ANTES DA SUA EXPLANAÇÃO. POR FIM, FOI SOLICITADA UMA AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DO MÉTODO NO SEU APRENDIZADO, COM NOTA ENTRE 1-10: 75% DOS ALUNOS APLICARAM NOTA 10; 12,5% NOTA 9 E 12,5% NOTA 8. CONCLUSÃO: DESTARTE, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE INCENTIVAR O ESTUDANTE AO ESTUDO PRÉVIO DO EXAME FÍSICO, EM RELAÇÃO ÀS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA, É DE GRANDE VALIA PARA O APRENDIZADO E PARA A FIXAÇÃO DAS MANOBRAS SEMIOTÉCNICAS A CURTO E LONGO PRAZO.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência