MÉTODOS DE ENSINO NA MONITORIA DE REUMATOLOGIA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O ENSINO BASEADO EM QUESTÕES

Autores

  • Daniela Remontti
  • Ariane Butke Brandt
  • Alexandre Augusto Bastos Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: Embora os métodos ativos tenham ganhado espaço nas universidades nas últimas décadas, as aulas expositivas permanecem uma das principais formas de ensino, tanto por parte dos docentes quanto de discentes em programas de iniciação à docência. Em 2021, as acadêmicas da monitoria de reumatologia mesclaram aulas expositivas e simulados comentados. OBJETIVOS: Mensurar a percepção dos estudantes de uma turma de medicina sobre o ensino por meio de questões comentadas. MÉTODOS: Fez-se um questionário online com cinco perguntas para aferir, respectivamente: a relação entre o uso de questões comentadas e o interesse na monitoria; a importância das questões para o desempenho na prova; o formato preferido pelo estudante (dentre a plataforma Socrative – especifica para o ensino, documentos do Google ou uso de slides); o melhor momento (antes ou após as aulas) e qual a preferência dentre somente questões e aulas expositivas junto a questões. RESULTADOS: Dos 40 estudantes, somaram-se 20 respostas. Na primeira questão, 75% julgou o método como um dos principais fatores de interesse na monitoria e 25% disse gostar, mas preferir outros. Já na segunda, 50% classificou o uso de questões como muito importante no desempenho, 45% como importante e 5% foi indiferente. No formato, 75% preferiu Socrative, 15% formulário do Google, 5% slide teste e 5% indiferente. Sobre o momento, 80% preferiu após as aulas, 5% antes, 10% é indiferente e 5% prefere apenas as aulas. Na última questão, 55% prefere monitorias direcionadas por questões; 40% crê que aulas expositivas reforcem mais o conteúdo, gostando das questões como método complementar, e 5% é indiferente. CONCLUSÃO: Nota-se que grande parte dos alunos concorda com a participação cada vez mais ativa dos estudantes no aprendizado, contudo, a maioria prefere as questões como método complementar, sedimentando o conteúdo, e julgam mais proveitosas após as aulas por meio de plataformas voltadas especificamente para o ensino.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência