MONITORIA ACADÊMICA DE INTRODUÇÃO A CLÍNICA ODONTOLÓGICA FRENTE À PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Cícero Augusto Carvalho Abreu
  • Lucas Cunha Silva
  • Francisco Cesar Barroso Barbosa

Resumo

A monitoria acadêmica, é uma ferramenta de apoio pedagógico por meio da qual o discente-monitor e o assistido têm oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando fragilidades inerentes a uma área de conhecimento. Entretanto, com a crise mundial de saúde causada pela pandemia do novo coronavírus, o isolamento social passou a ser uma realidade, causando a interrupção das atividades da maior parte das instituições do mundo, com isso gerando novos desafios para o sistema educacional. O presente trabalho possui caráter descritivo e tem como objetivo relatar a experiência da Monitoria na disciplina de Introdução à Clínica Odontológica, desenvolvida no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará do Campus de Sobral, frente à pandemia do novo coronavírus. Para suporte teórico, foi realizada busca de artigos nas bases de dados PubMED, utilizando as palavras-chaves Monitoria, Educação Superior e Covid-19, sendo selecionados artigos publicados em português e inglês. Nesse contexto, a vivência do Programa de Iniciação a Docência ocorreu de forma semipresencial. Na forma on-line, com o auxílio de aplicativos como “Google Meet” para a realização de encontros e acompanhamento de aulas, bem como na forma presencial na clínica odontológica da UFC/Sobral, quando o decreto vigente permitiu sua execução. Dessa forma, foi necessário ressignificar as atividades do aluno-monitor e metodologias de ensino utilizadas, além do desenvolvimento de um novo protocolo de biossegurança, isso porque o vírus Sars-CoV-2 trouxe uma necessidade adicional aos cuidados em biossegurança. Conclui-se que a experiência e os desafios enfrentados nesse período de Monitoria contribuíram de forma enriquecedora para a formação do aluno monitor possibilitando encontrar alternativas para o processo de educação em saúde. Além disso, a utilização de plataformas digitais foram fundamentais para o exercício da atividade de monitoria.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência