MONITORIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ANATOMIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lucas de Castro Silva Ribeiro
  • Ana Beatriz Rodrigues Herculano, Mateus Jorge Moreira, Jefferson Rodrigues Sousa
  • Adriana Kelly de Sousa Santiago Barbosa

Resumo

A monitoria acadêmica é um importante elemento construtivo do processo de ensino-aprendizagem. Ela é tida como um meio essencial para a melhora do ensino na graduação, por instituir novas interações teórico-práticas entre os alunos cursantes da disciplina, além de possibilitar ao aluno-monitor vivenciar o ambiente docente com maior proximidade. Desse modo, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivenciada nas monitorias na disciplina de Anatomia Humana Geral do módulo de Concepção e Formação do Corpo Humano 1. A disciplina de Anatomia Humana Geral, ministrada entre abril e setembro de 2021, tem caráter teórico/prático. As monitorias ocorreram de modo híbrido. Nos primeiros meses da disciplina, devido as medidas de controle da segunda onda do vírus Sars-Cov-2, as atividades foram realizadas de forma remota por meio de chamadas de vídeo síncronas que reuniam toda a turma que cursava a disciplina. Nessas monitorias foram utilizadas imagens em três dimensões do atlas anatômico digital “Anatomy Learning”, atlas esse que foi um importante recurso compensatório para a visualização de estruturas anatômicas, visto a impossibilidade de encontros presenciais devido as medidas sanitárias vigentes. Com a melhora nos índices epidemiológicos e a consequente flexibilização das medidas de distanciamento social foi possível realizar atividades, gradualmente, de forma presencial. Assim, as atividades presenciais ocorriam no Laboratório de Anatomia da UFC- Sobral, utilizando metodologias semelhantes às usadas durante o período de isolamento social, mas agora, utilizando peças anatômicas cadavéricas reais. Portanto, conclui-se que independente do meio utilizado, se virtual ou presencial, a monitoria acadêmica representa uma oportunidade de enriquecimento teórico e práticos para todos os envolvidos na atividade, pois a atividade carece do uso de estratégias docentes por parte do aluno-monitor e se faz de reforço do conteúdo para os alunos cursantes da disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência