MONITORIA EM ECONOMIA E CONTABILIDADE: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE FINANÇAS 2021.1 DO CAMPUS DA UFC EM SOBRAL

Autores

  • Lidenberg Rodrigues Silva
  • Maria Salvelina Marques Lourenço

Resumo

A monitoria proporciona ao monitor maior conhecimento e vivência da rotina acadêmica. Nesse contexto, faz parte de sua função contribuir para a melhoria da aprendizagem dos monitorados, auxiliando-os nos esclarecimentos de dúvidas e na resolução de exercícios. Nessa perspectiva, este trabalho teve o objetivo de investigar a percepção dos alunos de Finanças 2021.1, do Campus da UFC em Sobral, sobre a monitoria em Economia e Contabilidade. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, com análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário online (Google Forms), contendo perguntas abertas e fechadas. Os dados das questões abertas foram analisados com base na análise de conteúdo. Nas questões fechadas foi utilizada uma escala tipo Likert de cinco pontos, cujos dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Os resultados indicam que, dos 46 alunos da disciplina, 36,4% participaram das atividades de monitoria. Desses, 95,5% consideram claras as explicações do monitor, 91% afirmam que as dúvidas foram esclarecidas satisfatoriamente e que a metodologia utilizada foi eficaz para o entendimento dos conteúdos revisados. A didática do monitor e sua disposição para ajudar os alunos foram as categorias de análise qualitativa mais evidenciadas. Conclui-se, portanto, que os alunos de Finanças 2021.1 avaliam positivamente a monitoria em Economia e Contabilidade, considerando-a realizada de maneira clara, eficiente e eficaz. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a reflexão acerca da importância da monitoria como instrumento de apoio à melhoria da aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência