MONITORIA EM PSICOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO INTERPROFISSIONAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE

Autores

  • Maria Hiolanda Albuquerque Paixão
  • Camilla Araujo Lopes Vieira
  • Paulo Henrique Dias Quinderé

Resumo

A monitoria acadêmica é uma ferramenta metodológica que facilita o processo ensino-aprendizagem, de modo a favorecer o conhecimento e comunicação entre discentes e docentes, ademais fortalece o campo da docência pela vivência proporcionada. Destarte, objetiva-se relatar as experiências de monitoria nas disciplinas do setor saúde (Saúde Pública I e II, Saúde Comunitária, Educação interprofissional e Prática Colaborativa em Saúde e Psicologia e Educação em Saúde). Trata-se de um estudo descritivo, apresentado por meio de um relato de experiência, vivenciado de forma remota. Foram realizadas as seguintes atividade: acompanhamento das aulas, realização de discussões sobre possibilidades e dificuldades da atuação no contexto pandêmico, educação em saúde e importância da educação interprofissional. Realizou-se momentos extra sala para orientação de trabalhos propostos pelas disciplinas, bem como a contribuição para que as plataformas digitais fossem mantidas., além da entrada nos territórios, de forma virtual, com realização de entrevistas com gestores da saúde, o diálogo com os profissionais de saúde e apresentações de pesquisas tratando de temáticas pertinentes ao campo da saúde. Tais metodologias, favoreceram a construção de um espaço de amplo conhecimento, de modo a contribuir para a formação de futuros profissionais e ao exercício da docência. Tais ações, permitiu aos alunos e monitor um maior contato com o campo prático. Por fim, a pandemia de covid-19 gerou desafios ao processo ensino aprendizagem aos discentes, docentes e monitora, para as vivências em sala de aula virtuais e a monitoria teve um papel fundamental, colaborando com metodologias propostas nas disciplinas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência