MONITORIA NA DISCIPLINA DE PESQUISA QUANTITATIVA DURANTE O ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas no meio educacional, tendo em vista as alterações no formato das aulas e nas atividades acadêmicas como um todo. Diante desse contexto atípico e dramático, o papel da monitoria torna-se ainda mais relevante no processo de ensino-aprendizagem, à medida em que proporciona um suporte maior aos discentes durante seu percurso na disciplina. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é viabilizar o compartilhamento de experiências sobre as práticas do monitor perante os desafios que envolvem o estudo de métodos e técnicas de pesquisa quantitativa, considerando as peculiaridades do ensino remoto. Todas as atividades de monitoria desenvolvidas nesse período ocorreram por intermédio das plataformas digitais, assim como as aulas ministradas pelo professor. Dentre essas atividades, podem ser mencionadas a realização de momentos de tira-dúvidas e revisão do conteúdo, onde os alunos apontavam suas principais dificuldades, geralmente relacionadas ao uso do software estatístico. Ademais, foram produzidos e disponibilizados materiais que auxiliassem os discentes a compreenderem as etapas dos testes e análises que compõem a pesquisa quantitativa. Vale ressaltar que as supervisões com o professor foram muito importantes para a discussão de propostas pedagógicas que pudessem facilitar o aprendizado durante as aulas online, além de servirem de ocasião para que as monitoras apresentassem ao docente certas dificuldades vivenciadas pelos alunos, como a falta de recursos tecnológicos e a existência de demandas relacionados à saúde mental, a exemplo da ansiedade. Dessa forma, a monitoria contribui para um maior engajamento de alunos e monitores na pesquisa, de modo a favorecer o aprofundamento nos conhecimentos que envolvem essa área, como também estimular a permanência dos discentes na disciplina durante o ensino remoto, através de uma perspectiva de criação de vínculos.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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