Melhoria pedagógica das disciplinas de Conversão Eletromecânica de Energia e Máquinas Elétricas – ano 2021 - Monitor 2
Resumo
Com o intuito de aprimorar o ensino das disciplinas de Máquinas Elétricas e Conversão Eletromecânica de Energia, foi realizado o programa de monitoria para auxiliar os alunos com os conteúdos, visto que, essas disciplinas exigem um grande conhecimento na área de eletromagnetismo e da estrutura que compõem as máquinas elétricas rotativas, por isso, as torna disciplinas bem complexas e de difícil entendimento. Para isso, é necessário a elaboração de um plano de reforço a esses discentes com aulas dadas pelo google meet e utilizando outras ferramentas digitais para acompanhamento e suporte desses estudantes nesse período de pandemia, o qual prejudicou os alunos ao acesso dos laboratórios e das aulas presenciais, dificultando a aprendizagem no âmbito acadêmico. Durante a realização das atividades, foram elaborados exercícios sobre cada tópico das matérias de Conversão Eletromecânica de Energia e de Máquinas Elétricas. Cada exercício junto com a explicação, buscava o entendimento das formas de aplicação de cada conteúdo nas disciplinas e de aumentar a capacidade intuitiva dos discentes para alcançar bons resultados em seus estudos. Além disso, foram sanadas dúvidas de conteúdos por meio das ferramentas digitais disponíveis, com o uso de software de simulação e das plataformas de aula como o google meet, além de um atendimento pelo WhatsApp. Por fim, houve um bom empenho dos monitores, o qual foi de essencial importância para atender uma demanda de alunos que estavam precisando de auxílio durante a realização das disciplinas em questão. Além do mais, foi possível exercer um papel essencial de apoio aos docentes e aprender com a vivencia entre aluno e professor. Esse resumo descreve as ações realizadas por um dos monitores das disciplinas citadas. Outro monitor também desenvolveu atividades, apoiando as ações realizadas nas disciplinas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.