Modelos e abordagens de atividades que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem em Programação Computacional

Autores

  • William Bruno Sales de Paula Lima
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Resumo

As atividades cobradas durante a disciplina de Programação Computacional se referem a listas de exercícios com diversos problemas de lógica de programação em linguagem C. Tais exercícios são divididos por seções de conteúdos ensinados aos estudantes da disciplina ao longo do semestre e são voltados a mais do que apenas ensinar a sintaxe da linguagem, visto que o intuito é ensinar lógica de programação de uma forma geral e não se prender a apenas uma linguagem específica. A linguagem de programação escolhida para o ensino necessita de um bom entendimento dos estudantes a respeito dos conteúdos abordados, dado que os alunos não podem utilizar quase nenhum procedimento pré-construído, tendo estes estudantes que programar corretamente todo o procedimento requisitado. Por conta disso, muitos alunos comparecem à monitoria síncrona semanal da disciplina para tirar dúvidas a respeito das listas de exercícios. A abordagem utilizada nesse momento se faz com a explicação da lógica que será utilizada para resolver o problema, e não fornecendo a resolução em código por completo, visto que o objetivo dessas listas e explicações é incentivar o crescimento da capacidade criativa e de resolução de problemas dos estudantes por meio da programação. Além disso, desde o começo fora disponibilizado o e-mail institucional e meios de contato dos monitores para que pudessem tirar as dúvidas de uma forma mais direta e não precisassem esperar até o dia da monitoria para fazê-lo. Ademais, no início do semestre foram apresentados fóruns e comunidades nos quais os alunos podiam buscar problemas e suas soluções, desenvolvendo a autonomia do aprendizado. Dessa forma, a capacidade de análise e de solução de problemas dos estudantes evoluiu gradativamente ao longo do semestre, sendo poucos os que tinham grandes dúvidas após uma boa explicação do conteúdo e os que tivessem conseguiam solucioná-las após uma sessão de tira-dúvidas na monitoria, nas redes sociais ou em fóruns e comunidades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência