Monitoria das disciplinas pedagógicas na UFC/Sobral: Uma concepção sobre a prática em sala de aula

Autores

  • Rojânia Maria Sousa Oliveira
  • Carla Viana de Carvalho
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a visão dos estudantes do terceiro semestre do Curso de Música da UFC/Sobral-Ce acerca da prática em sala de aula, em especial a partir da participação em projeto interdisciplinar. Para tanto, por ocasião de experiência interdisciplinar realizada com as disciplinas “Prática de Ensino I”, “Didática” e “Educação Musical Brasileira”, foi feito um levantamento com 18 estudantes dessas disciplinas, através de questionário criado no GoogleForms. Buscou-se captar os conceitos iniciais de prática docente apresentados pelos estudantes, assim como as mudanças na visão deles proporcionadas no decorrer da disciplina, com base nas experiências que tiveram - tanto com as leituras apresentadas, como na prática que adquiriram preparando e ministrando uma aula de forma remota, em escola de educação básica. Os resultados mostraram que, quanto à perspectiva dos alunos sobre a docência, alguns trouxeram como questão central o “amor pela profissão”. Esse elemento remete à docência uma ligação mais afetiva, influenciadora do desenvolvimento pessoal, revelando que, de algum modo, a educação se fez presente de forma afetiva. Outro ponto destacado foi a influência proveniente de outros professores, ou de vivências fora da universidade. Outra questão mencionada ao tratar da prática docente refere-se à ideia de “transferir conhecimento”, ou seja, de compartilhar o que se sabe com as demais pessoas. Quando indagados sobre as principais mudanças da visão sobre a prática em sala de aula após a experiência interdisciplinar, alguns estudantes revelam que passaram a ver de forma menos romantizada, mencionam a questão de saber lidar com “imprevistos”, além de como pode ser árduo a ato de ensinar. É possível considerar a partir dos resultados, que a experiência de ministrar aula, proporcionada pelo projeto interdisciplinar no Curso de Música, contribuiu para provocar mudanças na visão da prática docente dos estudantes, o que deve ser estimulado e incentivado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência