Monitoria de Disciplinas Pedagógicas na UFC/Sobral-Ce: uma visão sobre a formação de professores em projetos interdisciplinares

Autores

  • Carla Viana de Carvalho
  • Rojânia Maria Sousa Oliveira
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a visão dos estudantes do terceiro semestre do Curso de Música da UFC/Sobral-Ce acerca de sua formação, em especial a partir da participação em projeto interdisciplinar. Para tanto, por ocasião do Projeto de Iniciação à Docência, foi feito um acompanhamento das disciplinas “Didática” e “Prática de Ensino I”, com frequente participação nas aulas remotas. Essas disciplinas foram trabalhadas de forma interdisciplinar, associando ainda a disciplina “Educação Musical Brasileira”. Os alunos, munidos das técnicas e reflexões proporcionadas nas disciplinas, produziram, em equipes, uma aula de trinta minutos de duração que foi avaliada, ao mesmo tempo, pelos professores das três disciplinas. Em seguida, as aulas foram ministradas (sempre de forma remota) para alunos da rede pública municipal. Na tentativa de captar a visão dos estudantes acerca de sua formação nessa experiência interdisciplinar, foi elaborado um questionário no GoogleForms, respondido por 18 alunos matriculados nessas disciplinas. Como resultado todos avaliaram como ótima a experiência. Entre as justificativas mais recorrentes estão: obtiveram uma melhor compreensão do todo, facilidade no aprendizado, sintonia entre as disciplinas, conseguiram ter novas perspectivas sobre a educação, o contexto histórico foi mais embasado e reforçado entre as disciplinas, e citaram a prática como fundamental para a formação. Entre as dificuldades relatadas pelos alunos, as mais frequentes foram foco, motivação, internet, cansaço mental e físico, adaptação, disponibilidade de horários, e pouco rendimento. É possível considerar que a experiência de trabalho interdisciplinar foi avaliada como bastante positiva pelos estudantes, o que mostra que o esforço criativo e comunicacional entre diferentes professores pode contribuir para uma melhor aprendizagem, sobretudo em tempos de pandemia. São muitos os contextos e possibilidades a ser construídos para a formação docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência