Monitoria e suas adaptações em tempos de pandemia: Relato de experiência

Autores

  • Francisca Isabelly Maia Chaves
  • Suzana Vasconcelos Albuquerque, Ester Tavares de Lima, Lorrana do Vale Moreira
  • Francisco Placido Nogueira Arcanjo

Resumo

Introdução: Em março de 2020 o mundo, como um todo, necessitou passar por adaptações para se adequar ao cenário de pandemia. Na educação, houve uma transformação no modelo de funcionamento, viabilizando a continuidade dos estudos e visando minimizar prejuízos. Nas monitorias foi necessário a realização de aulas adaptadas para o modelo remoto durante o período de isolamento social mais rígido, através de plataformas, como o Google Meet. Porém, atualmente está havendo um retorno para o modelo presencial, devido a flexibilização dos decretos de distanciamento. Diante desses movimentos, tanto o monitor, quanto o discente, precisaram buscar técnicas e plataformas que auxiliassem no processo de facilitação do conhecimento. Objetivo: Discorrer sobre as experiências no processo de monitoria em tempos de pandemia, observando os movimentos de adaptação. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência com abordagem descritiva, realizado a partir das vivências e interações promovidas através dos encontros síncronos e assíncronos de discente-monitor e discente no Curso de Medicina, na disciplina de Embriologia e Histologia Humana, na Universidade Federal do Ceará. Discussão: As monitorias que foram dadas por meio de plataformas virtuais ocorreram de uma única vez, com toda a turma. Já no processo de retorno gradual às práticas presenciais, as monitorias passam a ocorrer mediante cumprimento de normas de segurança com um número reduzido de pessoas por sala, o não compartilhamento de microscópios, entre outras, implicando em uma maior divisão das turmas e consequentemente, mais tempo e dedicação para a monitoria. Conclusão: Mediante as transformações necessárias à continuidade dos estudos no cenário de isolamento social e retorno gradativo, conclui-se que os processos de adaptação são possíveis, contudo de modo desafiador, exigindo-se maior disponibilidade de recursos, acesso a internet por alunos, bem como o uso de plataformas específicas da área da saúde.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência