Monitoria em Avaliação Psicológica: Impressões e Experiências em Relato

Autores

  • Mateus Ewald Costa Souza
  • Lysia Sales de Alencar, Darlene Pinho Fernandes de Moura
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

Este trabalho traz um relato descritivo, de caráter experiencial, produzido a partir de nossas impressões quanto à prática de monitoria acadêmica no setor de Avaliação Psicológica do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, setor coordenado pelas professoras Suely Costa e Darlene Fernandes; monitoria esta realizada no período 2021.1 e prestada à disciplina de Psicodiagnóstico. Tal experiência apresentou-se como um importante preâmbulo à prática docente em si. O ensino remoto em Avaliação Psicológica vem apresentando o ambiente de aula de um ponto de vista diferente ao que estávamos acostumados. Durante a atividade de monitoria, foi-nos solicitado disponibilidade de 12 horas semanais para estarmos presentes durante as aulas e eventuais dúvidas dos alunos, além de construirmos quizzes online com o objetivo de manter controle acerca da frequência e fixação do conteúdo estudado, responder esses quizzes semanalmente, criar uma pasta no Google Drive para organização e disponibilização de materiais e aulas gravadas, além de auxiliar na correção de avaliações e acompanhamento de dúvidas eventuais dos alunos. Mais do que proporcionar um diferente ponto de vista e um maior aprofundamento em rever os conteúdos programados, foi precioso proporcionar a função de “ponte” entre discentes e docente e de maior valia ainda poder ser de ajuda aos alunos em todo tipo de dúvida ou necessidade que deles surgisse, fosse ela de necessidade pedagógica ou pessoal. Concluímos, com ênfase, que a responsabilidade foi desafiadora, satisfatória e feliz; com ela, tivemos uma maior noção da importância da prática docente e, principalmente, de como a atuação do monitor pode ser decisiva para o melhor aproveitamento do aluno em qualquer disciplina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência