O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO UM NOVO RECURSO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM E DE HABILIDADES PARA MONITORES E ALUNOS DA DISCIPLINA DE CARDIOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Com o advento das mídias sociais e novas tecnologias, o uso de metodologias inovadoras virou uma realidade em meio ao cenário, por vezes, tradicional e repetitivo do ensino presencial. Devido a isso, os monitores de cardiologia do curso de medicina optaram por criar uma página na rede social Instagram, para ampliar os conhecimentos do público em geral, divulgar a monitoria de Cardiologia e promover a participação dos acadêmicos na criação de postagens em diversos temas. Objetivos: Realizar um relato de experiência acerca da percepção dos alunos e monitores sobre planejamento, elaboração e resultados da criação da página da Monitoria de Cardiologia na rede Instagram. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Inicialmente, foi criada a página no Instagram, junto com uma identidade visual em três formatos: resumo, flashcard e questão comentada de residência. Em seguida, os monitores elaboraram uma lista de conteúdos a serem abordados. A turma foi informada que a cada semana um grupo de cinco pessoas iria ser sorteado e teria o prazo de uma semana para terminar o material. Ao mesmo tempo, outro monitor também estaria encarregado do mesmo papel. Dessa forma, a frequência permaneceu de postagens triplas semanalmente. Resultados: Ao longo do período de atividade, foi verificado que o uso de metodologias digitais para apresentação e recordação de temas recorrentes foi muito proveitoso, uma vez que quem realizava as postagens revia completamente o tema em suas minúcias, e quem consumia relatou que despertou a curiosidade de buscar mais sobre o assunto. Além disso, para os produtores, novas aptidões foram adquiridas, como o uso de diversas ferramentas artísticas, habilidade de grande valia nos tempos hodiernos que geralmente não é incentivada durante o curso. Conclusão: As redes sociais podem ser usadas como meio de ensino e inclusive adaptadas para atividades da própria grade acadêmica da faculdade como forma de inovação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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