O USO DO INSTAGRAM COMO UMA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZADO PELOS MONITORES DE IMUNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – CAMPUS SOBRAL
Resumo
INTRODUÇÃO: Diante do contexto de pandemia atualmente vivenciado em virtude do COVID-19, os monitores da disciplina de Imunologia da UFC precisaram adaptar seus métodos de ensino. Isso aconteceu através da criação de um perfil no Instagram para a monitoria, de modo que os estudantes do 3º semestre, além das aulas teóricas virtuais ministradas pelos monitores, também pudessem ter seu aprendizado estimulado por meio de postagens semanais nessa rede social sobre temas associados a Imunologia.OBJETIVOS: Garantir a manutenção das atividades de monitoria para os alunos do 3º semestre do curso de Medicina-UFC campus Sobral, estimulando novas formas de interação e aprendizado.METODOLOGIA: Os monitores criaram um perfil no Instagram denominado “monitoriaimuno2021”. Foi preparado um modelo de base para as postagens através do aplicativo “Canva”. Esse modelo foi repassado para os alunos do 3º semestre, os quais foram divididos em grupos de 3. A cada grupo foi designada uma data de postagem. Então, o Instagram da monitoria semanalmente está sendo atualizado com conteúdos associados a Imunologia.RESULTADOS: Esse projeto estimulou significativamente o aprendizado dos alunos. Estes buscam constantemente abordar temas importantes e prevalentes na prática clínica, bem como fazer as devidas correlações com a Imunologia nas postagens. Isso é essencial e mostra como o raciocínio clínico também pode ser desenvolvido desde cedo. A participação dos alunos nas aulas teóricas virtuais ministradas pelos monitores também aumentou. Esse projeto estimula o desenvolvimento de um maior conhecimento pela população acerca da Imunologia, tendo em vista que esses conteúdos estão sendo amplamente divulgados e compartilhados nessa rede social.CONCLUSÃO: Portanto, é possível evidenciar como esse projeto tem se mostrado uma importante ferramenta no desenvolvimento de habilidades médicas, na compreensão da imunofisiopatologia e na interação entre discentes e aluno-monitor na discussão das temáticas.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.