O ensino na modalidade remota: um relato de experiência na monitoria de Psicopatologia Fenomenológica

Autores

  • Cristina Silmara Duarte Rodrigues
  • Marcio Arthoni Souto da Rocha

Resumo

Com o advento da pandemia de Covid-19 houve grande repercussão do desenvolvimento de atividades remotas diversas, em consequência do isolamento social. No mesmo sentido, as instituições de ensino se depararam com impactos inesperados diante da nova realidade, os principais foram a interrupção das aulas e o ensino na modalidade remota. Este trabalho tem como proposta apresentar um relato da experiência de monitoria de Psicopatologia I, disciplina com ênfase em Psicologia Fenomenológica desenvolvida em ambiente remoto. As atividades foram programadas tendo como recursos aplicativos de mensagens e plataformas de videochamada. A monitoria entendida como assistência prestada à docência da disciplina, buscou o acompanhamento discente de maneira individual e em grupo (através de aplicativo de mensagem Whatsapp) para facilitar o processo de comunicação e compartilhamento de informações. As atividades no grupo permitiram que os integrantes tivessem maior acesso ao material de orientações que eram disponibilizados, além de trocas para com o docente. Ocorreu a utilização do Google Meet, necessária para o acompanhamento da turma durante as aulas e a execução de encontros extras para tirar as dúvidas dos alunos. Houve ainda a realização de planejamento utilizados durante a disciplina, uma das atividades foi a participação de pessoas de diferentes lugares para o compartilhamento de conhecimentos. É notório que, diante da dificuldade de contato presencial devido às medidas de isolamento, foi possível acessar uma forma de ensino e de utilização de recurso distintos do modelo presencial, além disso, o uso destes recursos de comunicação e de interação repercutiu de forma satisfatória para o desenvolvimento das atividades acordadas no projeto de docência. Agradeço à UFC pela concessão da Bolsa do Programa de Iniciação à Docência (PID) na modalidade voluntária.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência