O exercício de monitoria em Avaliação Psicológica durante a pandemia do Covid-19: um relato de experiência

Autores

  • Lysia Sales de Alencar
  • Maria Suely Alves Costa, Mateus Ewald Costa Souza
  • Darlene Pinho Fernandes de Moura

Resumo

O exercício de monitoria na graduação auxilia na formação acadêmica, por propiciar treinamento para a docência e aprofundamento nos estudos da área escolhida. A Avaliação Psicológica é um processo de investigação de fenômenos psicológicos a partir de teorias científicas, prática que subsidia o trabalho do psicólogo em diversos campos de atuação. Dessa forma, o objetivo do presente resumo é relatar a experiência de monitoria em duas disciplinas da área de Avaliação Psicológica na graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – campus Sobral, durante a pandemia do COVID-19. Foi realizado acompanhamento das disciplinas Métodos Projetivos de Avaliação e Processos Psicológicos, no semestre 2021.1. Ambas ocorreram exclusivamente de forma remota, a partir de encontros síncronos semanais por meio de plataformas digitais. Era compromisso do monitor dedicar doze horas semanais para desempenhar a sua função, estando disponível para auxiliar os discentes. Durante o período supracitado, foram desenvolvidas algumas atividades, como a criação de formulários semanais com questões sobre o assunto de cada aula, para verificar a frequência e certificar que os discentes estavam compreendendo o conteúdo programado; reuniões de planejamento e orientação das disciplinas com docentes; encontros síncronos pela plataforma Google Meet para esclarecer dúvidas; e comunicação com os alunos por meio do aplicativo whatsapp e e-mail. As ações de suporte aos alunos desenvolvidas foram essenciais para a realização de atividades práticas e assegurar a compreensão do conteúdo, o que favoreceu o aprendizado tanto dos discentes como da monitora. Além disso, percebeu-se a necessidade de ter uma via de comunicação constante durante o modelo de ensino remoto, em que imprevistos e dificuldades técnicas podem prejudicar os estudos. Assim, a monitoria é considerada uma etapa importante para o crescimento tanto do monitor quanto dos discentes, por ser oportunidade de aprendizado mútuo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência