O monitor e o processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento em Endocrinologia Clínica: relato de uma abordagem teórico-prática
Resumo
Introdução: A Endocrinologia Clínica consiste em uma especialidade médica responsável pelo manejo de patologias envolvendo as diversas glândulas do sistema endócrino e suas repercussões locais e sistêmicas. No contexto dessa formação, ganha relevância a monitoria acadêmica, entendida aqui como ferramenta de apoio pedagógico por meio da qual o monitor e os acadêmicos têm oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando fragilidades inerentes a essa área de conhecimento, contribuindo, assim, com o processo ensino-aprendizagem. Objetivo: Relatar a abordagem teórico-prática realizada por monitores na construção do processo ensino-aprendizagem de Endocrinologia Clínica. Metodologia: As atividades foram realizadas por web conferências, pelo Google Meet®, pela disponibilização de materiais e atividades pelo Google ClassRoom® e por práticas ambulatoriais presenciais de Endocrinologia. Os participantes foram acadêmicos de Medicina do 5° Semestre da Universidades Federal do Ceará. Resultados: O papel do monitor no processo de ensino-aprendizagem aos acadêmicos na Endocrinologia foi de extrema importância, pois foram oportunizadas experiências como o uso do glicosímetro, a realização do exame físico geral e direcionado à Endocrinologia, contemplando o exame da tireoide e o do pé diabético, discussões de casos clínicos e a realização de oficinas de preenchimento de prontuário e elaboração de receitas, encaminhamentos e solicitações de exames médicos. Tais conhecimentos serviram de suporte para a condução das consultas ambulatoriais de Endocrinologia, onde os acadêmicos foram protagonistas, juntamente com monitores e docente, no seguimento dos pacientes. Conclusão: O exercício da Endocrinologia requer conhecimentos técnicos e científicos, baseados em atitudes e habilidades, para que sua prática seja satisfatória. O monitor tem, portanto, papel fundamental nesse processo ao auxiliar e complementar a formação médica.
Publicado
2021-01-01
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.