O uso da plataforma Kahoot como estratégia de gamificação no processo ensino/aprendizagem das disciplinas de Saúde Coletiva em Odontologia
Resumo
A gamificação no ensino tem demonstrado bons resultados dentre as estratégias de metodologias ativas. Associado a isso, o uso de ferramentas digitais, tal como a plataforma Kahoot, tem sido uma alternativa eficiente e viável no desenvolvimento de atividades que visam aprimorar o engajamento dos alunos no estudo e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, tanto presencialmente, quanto à distância. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência com o uso do aplicativo Kahoot como estratégia didática de gamificação para revisar conteúdos e favorecer o aprendizado dos alunos frente à disciplina. A experiência foi desenvolvida com os discentes da disciplina de Saúde Coletiva 1. Foi criado um quiz com doze questões, abordando o conteúdo mais recente visto na disciplina. Os alunos tinham 30 segundos para cada pergunta e ao final era construído um ranking. Posteriormente foi feito um momento de discussão das questões. A proposta foi bem aceita, todos os alunos da turma participaram e se mostraram curiosos e motivados. A partir das dúvidas ao responder o quiz foram feitos questionamentos que enriqueceram o momento de discussão, mostrando que a ferramenta pode ser útil também para avaliação do nível de aprendizado. Notou-se que, bem como a introdução de novos elementos, tirar o aluno da posição de agente passivo e estimulá-lo a uma participação ativa, aumenta a satisfação e o envolvimento deste nas atividades. Concluímos que a experiência com o uso da plataforma Kahoot foi positiva e demonstrou que é possível tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo e dinâmico, sem subtrair o caráter educacional e acadêmico.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação a Docência
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