O uso de Casos Clínicos como metodologia de ensino na disciplina de Parasitologia Humana no contexto do ensino remoto

Autores

  • Mateus Rodrigues de Aguiar
  • Patrícia Myrla Madeiro Moreira
  • Cynara Carvalho Parente

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 suscitou mudanças no ensino e aprendizagem do ambiente acadêmico. Assim, adaptações foram necessárias a fim de dar continuidade ao ensino na modalidade remota. Dessa forma, a monitoria de Parasitologia Humana adaptou-se para transformar as atividades presenciais em discussões de casos clínicos realizadas virtualmente, objetivando fomentar o interesse dos alunos pelas temáticas da disciplina. OBJETIVO: Analisar a percepção dos alunos da disciplina de Parasitologia do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará – campus Sobral a respeito da discussão de casos clínicos sobre os conteúdos da grade curricular. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário, pela plataforma Google Forms, aos 39 alunos matriculados na disciplina de Parasitologia. O questionário consistia de perguntas de múltipla escolha e os resultados foram consolidados em gráficos, de modo a agrupá-los e facilitar o seu entendimento. RESULTADOS: Quanto ao melhor formato para a ocorrência das monitorias, 64,7% optaram pela modalidade remota e 35,3% pelo formato presencial. Em relação à avaliação do uso de casos clínicos como metodologia de ensino, 70,6% consideraram “excelente”, 23,5% avaliaram como “bom” e 5,9% como “ruim”. Sobre os conhecimentos adquiridos por este método, 82,4% ressaltaram o fato de ser uma “abordagem prática do conteúdo teórico”, 58,8% consideraram que “facilitou o entendimento da disciplina”, 41,2% pontuaram que “aumentou o interesse pela disciplina”, 23,5% consideraram que “antecipou assuntos do ciclo clínico” e 11,8% mostraram-se “indiferentes”. CONCLUSÃO: É notório que os alunos se adaptaram ao novo formato de ensino remoto, passando, inclusive, a preferi-lo. Além disso, a abordagem de casos clínicos mostrou-se benéfica, pois possuiu ampla aceitação e foi considerara pela maioria como didática e estimulante para a participação e assimilação dos conteúdos teóricos, sendo, por isso, uma boa metodologia no processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência