Oficina em ensino remoto sobre epidemiologia relacionada ao COVID-19

Autores

  • Wallace Osmar Aguiar Ferreira
  • Iana Lia Ponte de Melo, Jhulia de Aguiar Polleze, Normanda de Almeida Cavalcante Leal
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

A Epidemiologia tem como alguns de seus objetivos: explicar a ocorrência de doenças e distribuição de indicadores de saúde, identificando as “causas” e os determinantes da sua distribuição; e controlar a ocorrência de doenças. Diante da importância desse tema, é importante que os profissionais de saúde entendam sobre epidemiologia, e que esse estudo já se inicie na graduação. Para alcançar esse objetivo, foi proposta uma oficina para os estudantes do 2º período do Curso de Medicina (Universidade Federal do Ceará – campus Sobral) abordando um tema muito atual, que é a pandemia do COVID-19. Para a realização da oficina, foi utilizada a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde o que é feito em sala de aula, agora é executado em casa, e o que é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula. Assim, o estudante deve assumir o dever pelo estudo teórico, com atenção e engajamento. A aula remota, com a ajuda do professor, passa a servir como um local para executar, na prática, os conceitos estudados anteriormente. Os objetivos foram promover o aprendizado dos alunos sobre a epidemiologia do COVID-19 e desenvolver as competências: conhecimento técnico-científico adquirido nas aulas expositivas, assimilação dos conteúdos com a realidade atual da pandemia de COVID-19, e trabalho em equipe. A atividade foi bastante produtiva, visto que possibilitou aos alunos fixarem os conteúdos adquiridos nas aulas expositivas, correlacionarem a parte teórica com sua aplicação prática e ampliarem seus conhecimentos acerca da pandemia de COVID-19. Além disso, é importante ressaltar que as metodologias ativas de aprendizagem são meios que podem ser utilizados para amenizar a lacuna e os desafios educacionais da atualidade. Dessa forma, ao utilizar a metodologia de Sala de Aula Invertida, o exercício permitiu mais engajamento entre alunos, o uso de diferentes tecnologias para o aprendizado e uma maior motivação para a execução da atividade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação a Docência